Páginas

domingo, 25 de janeiro de 2015

MUTIRÃO CULTURAL NA LUZ

13 DE DEZEMBRO BEM MAIS ESPECIAL

Fotos: equipe Ônibus / Texto: João B. A. Neto
Desde agosto a Secretaria Municipal de Direitos Humanos nos convidou para levar o Ônibus Biblioteca a um dos mais expressivos projetos de Cidadania nas Ruas da Luz, direcionado à pessoas que merecem resgatar a dignidade nos espaços públicos, de uma cidade tão diversa e complexa como São Paulo. Muitos devem saber sobre os quarteirões entre a Rua Helvétia, Barão de Piracicaba com a Dino Bueno, por exemplo. E uma vez por mês lá atuam os mais diferentes profissionais, em nome de igualdade, direitos e tolerância, num espaço delimitado pela amplidão de grandes necessidades de ajuda ao outro.


Muito além de dircursos, o curso ali é traçado pela demanda de atenção para outras necessidades básicas de uma riqueza cultural, por meio de mutirão, com mistura de linguagens artísticas, a busca pela estética com o embelezamento de muros e fachadas, coloridos por belíssimos trabalhos de um grafite top de linha riscado com maestria sobre o que antes era cara de abandono, incluindo oficina de floreiras capazes de ornar esquinas msssacradas pelo tom cinza, onde, depois, brotarão novas expectativas de vida, rebatizadas com flores do bem: perfumadas e delicadas.
 
E muito mais delicados são os carinhos e a atenção dispensados, seja pela equipe Ônibus Biblioteca, Casa rodante, de todos os  outros que se envolvem no mutirão, direta ou indiretamente, incluindo quem por lá passe: crianças, jovens e adultos. Pessoas dignas de vida e espaço, dignos, na cidade que acolhe a todos, sem distinção.
Parabéns a esses profissionais que reservam um tempo de dedicação ao outro, esbanjando alegria. Nesse dia, o mutirão contou também com outro Ônibus, bem curioso e interessante, chamado de Buzum, que leva espetáculos teatrais dentro do veículo. Até o próximo mutirão, em fevereiro. Lá estaremos, com muita vontade,  prazer e cheios de orgulho pela participação!

Até a próxima parada!
Ônibus Biblioteca: dá sinal pra Leitura e Informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário