Páginas

sábado, 1 de novembro de 2014

3ª participação Ônibus Biblioteca Mutirão Cidadania nas Ruas da Luz

ACONTECEU:
Fotos: equipe Ônibus Biblioteca / Texto: João B. A. Neto

Segundo o site da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o Projeto "Cidadania Nas Ruas da Luz", lançado em 29/06/14, na esquina da Alameda Dino Bueno com o Largo Coração de Jesus, centro da Cidade, é um projeto de ressignificação do espaço público realizado por essa Secretaria, por meio da Coordenação de Promoção do Direito à Cidade.

O objetivo do projeto é promover o sentimento de pertencimento à cidade, fortalecer os vínculos entre as pessoas e o espaço público e requalificar o espaço urbano pela cidadania. Para isso, são realizadas diversas intervenções urbanas nas ruas e praças do bairro da Luz, com a coordenação do grafiteiro e cenógrafo Julio Dojcsar, da casadalapa, e a participação de artistas, artesãos e a comunidade da região – moradores, estudantes, trabalhadores e beneficiários do Programa ‘De Braços Abertos’.



O projeto se estende até março de 2015, com atividades realizadas de segunda a quinta-feira, das 16h às 20h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h (horários sujeitos a alterações). Entre as ações do CIDADANIA NAS RUAS DA LUZ, estão:
- Um Vaso para Chamar de Seu!: desenvolvimento de horta comunitária suspensa feita com garrafas PET, espiral de plantas e microplantios
- Rua de Brincar: construção de brinquedos com materiais reaproveitados, pintura/ demarcação de quadras e redário
- Ágora Pública: local para a realização de encontros,rodas de conversa, aulas públicas e diálogos sociais
- Atividades Manuais: tricô em árvores, crochê em bancos, colagem 
decorativa de tecidos e papéis no mobiliário urbano
- Mutirão Multicultural: intervenções urbanas como grafite, stencil e lambe-lambe, brincadeiras na rua, apresentações de música, circo, teatro e outros
- Casa Rodante: um carro-ateliê, com mesa, cadeiras, materiais artísticos e uma equipe de intervenção urbana, rodará o bairro da Luz e abrirá suas portas para toda a comunidade.

Orgulhosamente, a convite, o Ônibus Biblioteca iniciou sua participação mensal nesse importante projeto, em 30 de agosto, sempre aos sábados, quando ocorre o que os organizadores chamam de "Mutirão": momento especial de realização de inúmeras intervenções nos quarteirões da região da Luz, especificamente no quarteirão da Rua Helvetia.

O terceiro mutirão, com a exposição do Ônibus Biblioteca, aconteceu em 25 de outubro. E novamente a equipe de atendimento recepcionou os moradores do entorno ao lado de outros profissionais, incluindo os da Casa Rodante, sempre atuantes e animados. A interatividade é nítida nestas imagens abaixo. Mas os resultados dessas intervenções não podem ser mensurados com fita métrica porque essas ações tocam o outro internamente, assim como a Literatura, com a Leitura em voz alta de textos literários feita pela equipe do Ônibus Biblioteca, durante o mutirão. 



E mais nítido ainda é o brilho no olhar de todos que por lá passaram. É muito gratificante pra nós, também! O próximo mutirão será em 29 de novembro. Estaremos lá, com muito prazer, levando o Ônibus, os Livros, a Literatura, a Leitura e a Informação.
Até a próxima parada
Ônibus Biblioteca: dá sinal pra Leitura e Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário