Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ADERALDO LUCIANO: O DOUTOR DO CORDEL

DIVULGAÇÃO:
 
                 CONVIDA

Dr. Aderaldo Luciano, especialista em Literatura de Cordel, ministrará palestra no próximo sábado na Biblioteca Belmonte



Dando segmento à programação do Ciclo de Palestra em Literatura de Cordel, Doutor Aderaldo Luciano, especialista em cordel trará aos presentes uma palestra esclarecedora e instigante sobre a literatura de cordel no Brasil.


Palestra “O que é (e o que não é) cordel” - Palestrante: Aderaldo Luciano - Tema: Elementos distintivos do cordel brasileiro - Sinopse: é muito comum colocar todas as formas de poesia oriundas do Nordeste sob o mesmo nome de cordel, entretanto há diferenças essenciais que a distinguem em vários aspectos. O repente dos cantadores improvisadores violeiros, o coco de embolada, o “poema matuto”, a rezas e benditos, as canções e os poemas curtos de inspiração bucólica ou de gracejo, todos são confundidos e colocados lado a lado no mesmo leito. O cordel difere de todos em sua textura poética, cultural e linguística. O seu produto escrito difere dos seus primos orais. O papel é seu suporte mais legítimo desde sua origem no Recife, impresso em máquinas tipográficas elétricas ou pequenos prelos manuais. Com o aparecimento da xilogravura passou‐se com o tempo a confundi-la com o cordel. O próprio folheto terminou por assumir posto de sinônimo do cordel, mesmo quando este tomou para si suportes mais robustos. Duração: 3h. Dia 30 de novembro, sábado, 10h.


Aderaldo Luciano é Doutor e Mestre em Ciência da Literatura (Poética), professor universitário, poeta, músico e coordenador editorial da Editora Luzeiro, de São Paulo, especializada em cordel.

Até a próxima parada!
Ônibus Biblioteca: dá sinal pra Leitura e Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário