Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2013

MODA, POESIA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, MÚSICA, SARAUS ETC


cabecalho_programacao_verde musgo

Circuito de Moda e Arte – 7ª Edição

As Bibliotecas Temáticas de Poesia e Cinema participam da programação da sétima edição do Circuito de Moda e Arte, evento que acontece em paralelo e com aval da SPFW - São Paulo Fashion Week.

Roupa de Domingo – Fotografia | 10ª. Edição
Curadoria: Fernando Zelman e Matheus Chiaratti.
Em sua décima edição, a mostra "Roupa de Domingo" apresenta obras de artistas do Coletivo Companhia Rapadura. Longe das regras da fotografia tradicional, o coletivo apresenta uma união de diversos gêneros e temas fotográficos: o documental, o conceitual, o cotidiano, o urbano e o íntimo. O coletivo é, por fim, uma união de olhares sensíveis e particulares a fim de anotar o dia-a-dia e a banalidade de nossas vidas em imagens potentes e autorreflexivas.
15 de março a 6 de abril.
De segunda a sexta, das 10h às 19h e sábados das 9h às 16h
Abertura da Exposição:
Mesa-redona “Roupas de Domingo – poesia e estética”
Com o artista plástico Danilo Blanco e integrantes da exposição. Mediação do curador e produtor cultural Fernando Zelman.
15 de março (sex), 19h
Cinema e Moda_
Circuito de Moda e Arte – 7ª Edição

POESIA

Como Nasce Um Poeta – Stand Up Poetry
Com Serginho Poeta.
Poeta de destaque nos saraus da zona sul e dos movimentos culturais, Serginho Poeta retrata em sua obra o cotidiano da periferia e as dificuldades que os moradores enfrentam, como a violência e falta de acesso aos direitos básicos. Uma de suas poesias mais conhecidas, "Negro, poeta de esquina", conta a história de um poeta negro que sofre as dores do preconceito em uma abordagem policial. A apresentação, bem-humorada, é inspirada no formato Stand Up Comedy e conta com o acompanhamento musical de Luís Vitor Maia.
16 de março (sáb), 19h – BP Alceu Amoroso Lima
Ciclo “A prosa poética e o poema em prosa: convergências”
Com Cláudio Willer
Em “O arco e a lira”, Octavio Paz pergunta: “Se reduzirmos a poesia a umas poucas formas – épicas, líricas, dramáticas –, o que faremos com os romances, os poemas em prosa, e esses livros estranhos que se chamam Aurélia, Os cantos de Maldoror ou Nadja?”
A série de três palestras examinará esses e outros “livros estranhos”, que desafiam classificações em gêneros e formas literárias. A intenção é interpretá-los; mostrar a riqueza de sentidos em obras que, aparentemente, destroem a relação de significação e valorizar o alcance subversivo, sua rebelião contra o senso comum e a lógica do discurso. Pretende-se, desse modo, estimular a imaginação e contribuir para ampliar a capacidade de leitura dos participantes, além de promover debate.
Claudio Willer é poeta, ensaísta e tradutor. Doutor em Letras pela USP, publicou Geração Beat, Estranhas Experiências, Dias Circulares, Lautréamont - Os Cantos de Maldoror e Poesias e Cartas, entre outros livros.
Inscrições diretamente na unidade.
19 de março (ter), das 19h30 às 21h30
20 de março (qua), das 19h30 às 21h30
21 de março (qui), das 19h30 às 21h30h
BP Alceu Amoroso Lima
_cia patética.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Histórias do que é e do que pode ser
Com a Cia. Patética
Roupas podem ser trocadas. Acessórios, também. Objetos têm a sua utilidade. E as histórias também! "Histórias do que é e do que pode ser" brinca com a possibilidade de dar novo significado ao que já conhecemos, criando histórias, personagens e situações a partir do que era, até então, inanimado.
roneyfreitas_DIRECTOR

OFICINAS

Oficina de Introdução ao Cinema Documentário
Com Roney Freitas
A oficina alia informações teóricas e práticas sobre a produção audiovisual e faz uma introdução às questões que permeiam o campo de estudos e a prática do cinema documental, incluindo percurso histórico e modos de representação no documentário. Apresenta especificidades em relação ao cinema documental e ao cinema de ficção narrativo (o embate com o “real”), além de introduzir à análise e à interpretação de filmes documentais. Inscrições na biblioteca, pessoalmente, de 18 de março a 12 de abril.30 vagas. A avaliação será baseada no preenchimento da ficha de inscrição. Não é necessária experiência anterior. +18.
Aos sábados, das 9h às 13h, de 20 de abril a 6 de julho – BP Roberto Santos
foto mediação de leitura - BP. Raimundo de Menezes

LEITURA E LITERATURA

Semeando e afiando línguas encantadas
Com Andréa de Sousa, comunicóloga e contadora de Historias
Reflexões, dinâmicas e vivências sobre a arte de ler e contar histórias. Tema: A Sherazade nossa de Cada dia – qualidades necessárias para os contadores de histórias. Público alvo: Contadores de Historias, Professores, Palestrantes e os que militam na área de comunicação. Inscrições pelo telefone 5687-0408.
16 de março (sáb), das 11h às 13h – BP Belmonte

MÚSICA E SARAUS

Sarau do Ricardo ao Assumpção
Com o grupo de Teatro Projeto Bazar e Convidados
Homenageando o poeta Cassiano RICARDO e o músico Itamar ASSUMPÇÃO, patronos da biblioteca, o sarau é um espaço para várias linguagens artísticas, com destaque para a música, a literatura e o teatro. Em março, o sarau celebra “As mulheres na Música e na Poesia: Chiquinha Gonzaga, Adélia Prado, Cecília Meireles, Hilda Hilst, Lya Luft”, e contará com a participação especial de Ingrid Silverol contando e cantando Chiquinha Gonzaga.
15 de março (sex), 14h – BP Cassiano Ricardo
Tarde Sertaneja
Organização de Zenaide Salvatico Storari e João da Mata
Resgate de nossas raízes caboclas. Vertentes do nosso interior miscigenado de poesia e cores cafuzas, caipiras, negras e índias.
16 de março (sáb), das 16h às 19h - BP Paulo Duarte
2º Encontro Violonístico
Com Paulo Gilberto dos Santos e Trio de Jazz
O violão em seus vários segmentos: orquestras, duos, trios, quartetos, e como integrantes de grupos de madeiras e cordas. Convidados:
16 de março (sáb), 16h – Francisco Kenji apresenta composições próprias e obras de Luiz Gonzaga e Ernesto Nazareth, entre outros.
BP Paulo Duarte
blogger custom facebook twitter
©2013 BibliotecasSP | Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas. Secretaria de Cultura. Prefeitura de São Paulo | www.bibliotecas.sp.gov.br

Até a próxima parada!

Ônibus-Biblioteca: a Leitura em movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário