Páginas

domingo, 17 de março de 2013

FEIRA DE TROCA NO BUENOS AIRES: UM SUCESSO


Fotos e texto: João B. A. Neto
Bela arte recolhida em sua própria essência. E seus admiradores, onde estão?

Eis que surgem admiradores e contemplam tamanha beleza de formas, plantada no meio de um simpático parque, o Buenos Aires, altura do 1500 da Av. Angélica.


Arte literária, diversa, reunida, impressa e bela, pronta para povoar o imaginário. Onde estão seus apreciadores?


Amantes da Literatura, do Livro e da Leitura sabiam aonde ir para se encontrar com a arte da palavra escrita, impressa em milhares de páginas: na Feira de Troca de Livros e Gibis, edição 2013, que acontecerá em Parques Municipais da cidade.


Uma arte espalhada sobre bancas sob tendas, com muitos livros interessantes que podem ser trocados. Basta levar um, escolher outro entre tantas opções de gêneros, nas modalidades romance, conto, poesia, crônica, teatro e muitos gibis bem bacanas.

E não faltaram interessados por essa arte tão segura de sua importância por construir ou manter Leitores , num ambiente cultural agradável, de livre acesso, sem nenhum custo a quem queira renovar sua biblioteca pessoal, trocar algumas obras já lidas, conversar sobre Literatura ou apenas conhecer as bancas de troca.



Havia todos os representantes da figura Leitor ou futuros Leitores: pai com seu bebê, família completa, namorados empolgados esperando, o dia todo, encontrar o gibi nº 1. E encontraram e saíram ainda mais felizes.




E num espaço fincado na natureza, o Buenos Aires abriu seus portões para que essa cultura entrasse e se instalasse. Feliz parceria da Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente.





E entrou. Dominou e atraiu muitas pessoas que se apropriaram do espaço e trocaram seus livros, lidos ou não.


Tudo só foi possível graças aos mediadores que atenderam nas bancas. Além de carisma, gostam do fazem na Feira de Troca, que acontece todo ano. E 2013 não será diferente nas outras sete Feiras que virão. Lá estarão eles e elas fazendo a ponte entre o livro e o leitor, o qual vai poder diversificar suas leituras com as trocas de livros.



Esses profissionais defendem a ampliação do Universo de Leitores por meio de trocas.




E o Universo conspirou a favor. Em 10 de março, das 10h às 15h, compareceram, aproximadamente, 460 pessoas, com 1370 trocas efetuadas. Na foto acima, orgulhosas, mãe (Maria das Graças, de preto e cinza) e filha (Tarsila, de vermelho) foram visitar a Feira para trocar livros. 

Houve outro motivo: uma foto delas, em feira do ano passado, ilustrou matéria bem simpática, do domingo, sobre a feira do Buenos Aires, deste mês, em jornal de grande circulação: o Diário de São Paulo.


O grande interesse desse jovem, que ficou até o final da Feira. Mesmo com uma fina chuva caindo sobre a tenda, não tirou seu gosto porque ele gosta verdadeiramente de trocar livros.

Próxima Feira de Troca de Livros e Gibis:

14 de abril – Lydia Natalízio Diogo
Rua João Pedro Lecor, s/n (ao lado do SENAI) – Vila Prudente (Leste) – (11) 2910-8774
Domingo - 10h às 15h (Mais informações: (11) 2291-5763
www.bibliotecas. sp.gov.br
Grátis.


Compareçam!



Até a próxima parada!
Ônibus-Biblioteca: a Leitura em movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário