Páginas

sábado, 29 de setembro de 2012

Programação Cultural



O escritor Lalau e a ilustradora Laurabeatriz

O ESCRITOR NA BIBLIOTECA

Lalau e Laurabeatriz
Lalau é poeta, Laurabeatriz ilustradora. Parceiros desde 1994 em livros de poesia para crianças, seus trabalhos se completam. Juntos eles lançaram diversos livros infantis sobre nossa fauna e flora que atraem leitores no país todo. Muitos dos seus títulos são altamente recomendados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
2 de outubro (ter) – 10h – BP Rubens Borba Alves de Moraes
Beth Ziani e Mahê Machado
Beth Ziani é organizadora do livro “Sequência: nossa vida na rua”, que traz relatos da vida das duas meninas de rua: Maria e Aline. A fragilidade das relações, solidariedade e um olhar distinto sobre locais conhecidos da cidade de São Paulo são alguns dos pontos fortes da obra, que busca estimular reflexões sobre o tema e sensibilizar pais, estudantes, educadores e público geral para a realidade de crianças em situação de rua e de abrigo. Com participação da atriz e psicóloga Mahê Machado.
3 de outubro (qua) – 10h30 – BP José Mauro Vasconcelos
4 de outubro (qui) – 14h – BP Érico Veríssimo

SARAUS

LITERATURA PERIFÉRICA: VEIA E VENTANIA NAS BIBLIOTECAS DE SÃO PAULO

A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para atividades nas Bibliotecas Públicas. Venha assistir e participar.
Sarau Encontro de Utopias
Com os convidados:
Tonho Penhasco
Instrumentista e compositor. Toca desde 1967, e de lá prá cá passou por diversos grupos de baile, gravações, acompanhamento de artistas, turnês dentro e fora do país, canjas, jams, etc. Trabalhou com TomZé, Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Skowa & Máfia, os Mulheres Negras, Maurício Pereira, Chico César, Zeca Baleiro, Rita Ribeiro, e outros. Gravou três CDS autorais: "Traquitana" de 1997, "Tonho Penhasco & companhia" de 2003 e o "Só si fô". Pratica canções arranjadas em pequenas formações numa espécie de "pop-eclético”.
Gereba
Exímio violonista, compositor, arranjador e produtor cultural. Seu primeiro disco solo é de 1973, "Gereba - Bendegó". Em 1976 lançou, junto ao grupo Bendegó, "Onde o olhar não mira". Com o mesmo grupo, lançou mais três discos: "Bendegó", de 1979, "Bendegó 2", de 1981 e "La Nave Vá", de 1986. Em 1985 lançou disco solo "Te Esperei". Vários outros discos vieram, entre eles, "Cantando com a platéia - Tom Zé e Gereba", de 1990; "Gereba convida" com Cássia Eller, Na Ozzetti, Vânia Bastos e outros. Gravou ainda "Canudos", de 1997, "Forró da baronesa", de 2000; "Canções que vêm do sol", de 2001 e "Sertão", de 2002 (homenagem ao centenário da obra de Euclydes da Cunha), no qual contou com a participação de Dominguinhos, Orquestra Sinfônica de Natal e Júlio Medaglia, como arranjador.
29 de setembro (sáb) – 15h – BP Adelpha Figueiredo

Filme Dom Quixote de Orson Welles

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – QUIXOTES

CINEMA e LITERATURA

Não perca a Programação Especial - Quixotes, que contará com mesa redonda e sessão comentada!
28 de setembro (sex) –16h – Honra de cavaleiro
28 de setembro (sex) – 18h – Dom Quixote
29 de setembro (sáb) – 15h – Mesa redonda com mediação do jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto e a participação do escritor Ricardo Lísia e dos tradutores Sérgio Molina e Rubia Prates. Intervenções de Carlos Careqa.
29 de setembro (sáb) –18h – Sessão comentada de Dom Quixote de Orson Welles com Rodrigo Petronio.
30 de setembro (dom) –16h – Dom Quixote de Orson Welles
30 de setembro (dom) – 18h – Honra de cavaleiro

Grupo Trecos e Cacarecos

TEATRO

Mulheres
Com Grupo Trecos e Cacarecos
Em cena duas mulheres, objetos do ritual cotidiano feminino e um acordo íntimo com a platéia. O teatro de objetos é utilizado para ilustrar a narrativa de forma casual, fazendo com que cada ação das atrizes se relacione poeticamente com o que está sendo dito e com os objetos prosaicos que conduzem o espectador à curiosidade da próxima palavra, à curiosidade do próximo movimento. Público adulto.
28 de setembro (sex) – 20h30 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
O pacto
Com Cia. Naturalis. Autor: Rodrigo Giacomin. Dir: Poliana Pitteri. Elenco: Felipe Michelini, Lucas Andrade, Maressa Carvalho, Rodrigo Giacomin, Valmir PS e outros.
Uma família negra má influenciada por pessoas brancas. Preconceito, homossexualidade e incesto. A peça oscila entre o passado de 1950, em que Lígia é jovem, com flashes do presente em que a personagem madura cria seu filho sozinha. Em meio a relações conturbadas surge um pacto.
29 de setembro (sáb) – 19h – BP Álvares De Azevedo
Vassilisa, a Sabida
Com Teatro por um triz
Um conto tradicional russo é a nova inspiração do Teatro Por Um Triz. Num universo lúdico de caixas e tecidos, três atores contam a história desta Cinderela russa de maneira poética e divertida. Lançando mão de técnicas de manipulação direta para dar vida aos seus personagens confeccionados apenas com tecidos. Livre. 50 min.
30 de setembro (dom) – 11h – BP Cora Coralina

Circo de Bonecos. Foto: Ligia Jardim
InZôonia
Com Circo de Bonecos
As desculpas que as crianças inventam na hora de dormir é o mote do espetáculo Inzôonia. Vale qualquer pretexto para brincar um pouco mais: fome, sede, medo e até insônia! Na peça dois clowns bem malucos reúnem todas essas justificativas em uma única noite de insônia. +3. 50 min.
3 de outubro (qua) – 14h30 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Folia de boi
Com Grupo Trecos e Cacarecos
Uma divertida montagem que une gerações através da música e da tradicional história do Boi Bumbá. Para que seu filho não nasça com cara de boi, o vaqueiro Mateus precisa satisfazer o desejo de sua amada, Catirina, que quer comer a língua do boi do coronel. Com o boi “mortinho da Silva”, Mateus tem que prestar contas ao coronel. E assim começa sua saga para ressuscitar o boi, recorrendo a vários segmentos religiosos e medicinais. Livre.
30 de setembro (dom) – 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

ENCONTROS

Palestra Nova ortografia
O professor João Jonas Veiga Sobral apresentará as principais mudanças propostas pelo Novo Acordo Ortográfico e as ilustrará com exemplos extraídos de mídias impressas e canções populares. Haverá espaço para debate e esclarecimento de dúvidas a cerca das novas solicitações.2h10.
4 de outubro (qui) – 15h – BP Padre José de Anchieta

ARTES NA RUA

Artes na Rua essa semana traz a Cia Em Cena Ser com a intervenção Leia sua Sorte!.
Para conferir a programação completa, clique na imagem.

2 de outubro (ter) – 12h15 – Ônibus Biblioteca Roteiro Jaçanã. Z. Norte/ 4 de outubro (qui) – 14h – Ônibus Biblioteca Roteiro Jardim Peri. Z. Norte.

CINEMA


Filme Monstros S.A.

Biblioteca Pública Viriato Corrêa

Sessão Infantil
30 de setembro (dom) – 16h – Nem que a vaca tussa

Biblioteca Pública Roberto Santos

Sessão Nostalgia
3 de outubro (qua) – 19h – O Massacre de Chicago

Biblioteca Pública Infantojuvenil Monteiro Lobato

Sessão Infantil
2 de outubro (ter) – 15h – Monstros S.A.

OFICINAS

Oficina de Kirigami – Criar e Brincar com Papel
Com Naomi Uezo
Os participantes poderão confeccionar seus próprios brinquedos em Kirigami, através de recortes e dobras, transformando uma folha plana em algo tridimensional. Desenvolvendo a criatividade, a coordenação motora, estimulando o raciocínio e a imaginação dos participantes. 5 a 11. 60 min.
12 vagas. Inscrições diretamente na Biblioteca.
3 de outubro (qua) – 14h – BP Sérgio Buarque de Holanda
blogger custom facebook twitter
©2012 BibliotecasSP | Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas. Secretaria de Cultura. Prefeitura de São Paulo | www.bibliotecas.sp.gov.br

Até a próxima parada!
Ônibus-Biblioteca: a Leitura em movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário