Páginas

sábado, 28 de julho de 2012

PROGRAMAÇÃO CULTURAL EM DESTAQUE



SHOWS

Em comemoração ao mês do Rock e ao aniversário da Biblioteca Cassiano Ricardo, receberemos dois shows de ícones da música brasileira:
Banda Isca de Polícia
Poemas de Combate
Com Carlos Finho
Carlos Finho é multi-instrumentista autodidata, produtor cultural e escritor. Parte importante do cenário musical de vanguarda dos anos 80, Finho integrou bandas do gênero Punk como 365 (da qual é vocalista até hoje) e também da MMDC. Dentre suas músicas mais famosas estão "São Paulo" ("Sem São Paulo, o meu dono é a solidão, diga sim, que eu digo não..."), "Tietê", "Manhã de Domingo" e "Quando Parti". Ao violão, Finho interpreta canções de sua carreira e inéditas recém compostas para seu próximo disco. Entre uma canção e outra, o artista declama poemas do livro "Poemas de Combate" de sua autoria.
28 de julho (sáb) – 19h – BP Alceu Amoroso Lima

TEATRO

Gigantes de Ar, com Cia Pia Fraus
Gigantes de Ar
Com Cia. Pia Fraus
O espetáculo é uma combinação equilibrada de teatro, dança, circo e manipulação de bonecos. A montagem tem cinco esquetes que recriam de forma divertidíssima a atmosfera dos picadeiros. Palhaços e acrobatas contracenam com bonecos infláveis gigantes em uma atmosfera de humor e poesia circense. Livre.
29 de julho (dom) – 11h – BP Álvares de Azevedo
A princesa Jia
Com As Meninas do Conto
Adaptação do conto popular brasileiro compilado por Luiz da Câmara Cascudo, conta a história de três filhos de um casal, crescidos e já em idade de trabalhar, que partem cada qual por um caminho.Livre.
28 de julho (sáb) – 14h – BP Mário Schenberg
29 de julho (dom) – 11h – BP Cora Coralina
Bichos do Brasil
Com Cia. Pia Fraus
Com trilha sonora bem brasileira composta especialmente para o espetáculo e 50 bonecos confeccionados com materiais naturais, Bichos do Brasil leva a beleza da fauna nacional às bibliotecas públicas. O objetivo é apresentar para os pequenos os animais que vivem nos campos e florestas, que muitas vezes são desconhecidos por eles. Livre.
29 de julho (dom) – 16h – BP Viriato Corrêa
Curupira
Com Cia. In Bust
Conhecido como o protetor de todas as florestas e animais, o Curupira é digno de ser temido por todo aquele que caça ou desmata por mera ganância. É assim que um caçador acaba mundeado e tem que ser ajudado por um Pajé. Este causo de caçador é contado com paródias das toadas de boi e carimbó e apresentam personagens representados por bonecos naturalistas com manipulação de vara, acompanhados por bonecos máscara, mamulengo e outros mais. Livre.
29 de julho (dom) – 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

SARAUS

Sarau Fantástico – Fantasias urbanas: as cidades na literatura fantástica
Org: Silvio Alexandre, criador do Fantasticon.
Um espaço para discussão sobre a produção do fantástico brasileiro. A iniciativa pretende enriquecer o debate e incentivar o estudo sobre este gênero. Influenciado agora por outros gêneros que vão do policial ao terror, a fantasia é um território onde não há limites para a imaginação. "Fantasias Urbanas" é uma visita guiada pelo organizador Eric Novello a mundos fantásticos muito diferentes entre si, mas com um ponto em comum: a união entre entretenimento e qualidade. Nove autores irão levá-lo por esse passeio: Ana Cristina Rodrigues, Antonio Luiz M. C. Costa, Carlos Orsi, Douglas MCT, Erick Santos Cardoso, José Roberto Vieira, Rafael Lima, Rober Pinheiro e Tiago Toy.
28 de julho (sáb), 17h30 – BP Viriato Corrêa
Literatura Periférica: Veia e Ventania nas bibliotecas de São Paulo
A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para atividades nas Bibliotecas Públicas. Venha assistir e participar.
Sarau do Binho
28 de julho (sáb) – 13h – BP Marcos Rey
Sarau Encontro de Utopias
28 de julho (sáb) – 14h – BP Adelpha Figueiredo
Sarau da Vila Fundão
31 de julho (ter) – 14h – BP Helena Silveira
Sarau Elo da Corrente
Performance: Morro

A Performance/Instalação é um convite à discussão dos paradoxos imanentes às habitações improvisadas nos morros brasileiros conhecidas como favelas. Através da tensão entre informação e experiência, Morro procura borrar as fronteiras entre artista, obra e espectador.
28 de julho (sáb) – 16h – BP Brito Broca

RPG

RPG na Chácara do Castelo
Com o Grupo Espada & Papel e os narradores Thiago Rodrigues, Rafael Mingoranci, Jannie Serôdio e Renato Lima
As aventuras narradas tem como pano de fundo o cenário de Tagmar, 1º RPG nacional ambientado num mundo de fantasia, repleto de criaturas místicas, magia e raças não-humana. Tudo isso mesclado a um cenário inspirado na idade média européia. +15. 3h.
28 de julho (sáb) – 13h – BP Chácara do Castelo

LITERATURA

Pic nic de leitura
Com Betania, Cecília Graner, Lucélia Silva e Maria de Lourdes Jorge
Férias encantadas por histórias e livros. Encontros de contação de histórias e mediação de leitura para aquecer a imaginação no calor dos livros. Livre.
27 de julho (sex) – 14h30 – BP Paulo Duarte
Chá de bonecas e super-heróis em comemoração ao Dia da Vovó
Com Maria Haila de Oliveira, Maria de Fátima França Baptista e Irany de Lourdes Ferreira
Encontro prazeroso onde as histórias se fazem presentes. As crianças trazem seus brinquedos prediletos para contar sua história, enquanto tomam chá com bolinhos de chuva. Livre.
28 de julho (sáb) – 14h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
O escritor Aldy Carvalho
Encontro de escritores cordelistas
Com Aldy Carvalho
O cantor, compositor, poeta e violonista é autor das obras A ganância de um Preguiçoso e No Reino dos Imbuzeiros e dos CDs Redemoinho e Alforje. Nesse encontro, ele fala sobre cordel e apresenta seu trabalho.
27 de julho (sex) – 19h – BP Belmonte
Varal de poesias
Encontro de poetas da região para leitura e compartilhamento de poesias posteriormente afixadas em um varal no saguão da biblioteca.
28 de julho (sáb) – 13h – BP Gilberto Freyre
Roda de Leitura
Coord. Neide Russo
A atividade tem como objetivo o incentivo à leitura. Os participantes, de comum acordo, selecionam um livro que deverá existir no acervo da biblioteca. Após o prazo de 30 dias eles retornam e debatem entre si suas impressões sobre a leitura.
30 de julho (seg) – das 14h30 às 16h30 – BP Álvaro Guerra

CONTAÇÃO

Histórias de todos nós
Com Vanessa Meiriqui
O projeto reúne histórias oriundas de países de nossos antepassados como África, Itália, Espanha e Portugal, entre outros. Livre.
27 de julho (sex) – 10h e 14h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Contos da mata
Com Cia. Olho D’Agua, formada por Rosana Borges e João Cruz.
Narra as peripécias de uma cotia e de um jabuti no tempo em que os bichos falavam e viviam em harmonia com os homens e com a natureza, com os contos “Tamoromu, a Grande Árvore” e “O Jabuti e a Fruta Amarela”.
28 de julho (sáb) – 11h – BP Lenyra Fracarolli
Balagulinho – A velhinha e o porco
Com a Cia. do Bafafá, formada pelos atores Paulo Mendes e Márcio Cardoso.
Um conto acumulativo da cultura popular brasileira que trabalha a memória de maneira bastante divertida, contada por dois caipiras recem-chegados do interior.
28 de junho (sáb) – 14h – BP Camila Cerqueira César
29 de julho (dom) – 11h – BP Raul Bopp
blogger custom facebook twitter
©2012 BibliotecasSP | Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas. Secretaria de Cultura. Prefeitura de São Paulo | www.bibliotecas.sp.gov.br

Até a próxima parada!
Ônibus-Biblioteca: a Leitura em movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário