Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

Posso ler pra você?

MEDIAÇÃO DE LEITURA NO MACEDÔNIA

Fotos: Maria Clara / Texto: João B. A. Neto
Sábado, 19 de maio: equipe do Ônibus-Biblioteca inicia mais um excelente trabalho no Jardim Macedônia:  um bairro movimentado da Zona Sul, com seus moradores bem simpáticos.

Um dos bibliotecários do Ônibus-Biblioteca foi até lá para colocar em prática o seu Projeto: Leitura Em Comércio, com o objetivo de ler em voz alta para quem trabalha no comércio, ao redor da praça, e que não tem tempo de frequentar o Ônibus. A receptividade foi muito boa porque a poesia invadiu um pedacinho da vida dessas pessoas maravilhosas, sem atrapalhar seus trabalhos, claro.

A rotina delas foi quebrada pela delicadeza e pela força da palavra escrita lida em voz alta, com muito carinho. E a ideia de ler poesias, contos, crônicas e outras histórias, em comércios, será levada a outros roteiros dos Ônibus-Biblioteca.

Mas a Mediação de Leitura não parou nos comércios. O dia só estava começando quando crianças, muito interessadas, se aproximaram, como acontece todo sábado no Macedônia.   Elas embarcaram no mundo da leitura. Muitas, além de ouvir, resolveram ler mostrando o livro, numa postura fantástica de grandes mediadores que são! 

Como é maravilhoso observar a fabulosa capacidade de fabular dessas crianças fabulosas, que por meio da Leitura, pelo contado com o Livro, com a Mediação de Leitura Literária, principalmente, serão capazes de ler o mundo também nas entrelinhas, sem perder o espírito imaginativo, lúdico, em qualquer tempo. Que dia iluminado!!!

Até a próxima parada!
Ônibus-Biblioteca: a Leitura em movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário