Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

MEDIAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS, SENSIBILIZAÇÃO E O LER EM COMÉRCIO

SENSIBILIZAÇÃO PARA MEDIAÇÃO DE LEITURA
COM A CIA CIRCO DE TRAPO

Fotos / Texto: João B. A. Neto
A Cia Circo de Trapo vai ao Jardim Miriam, Zona Sul, um de nossos roteiros, com uma ação muito nobre: sensibilizar o público, incluindo a equipe local do Ônibus, para o prazer da Leitura.

Uma ação aparentemente simples, mas que na essência tem um toque sofisticado ao se considerar os poderes estético e transformador das narrativas literárias.

A magia de um livro aberto diante dos olhos, enquanto alguém o lê em voz alta, permite entrar no mundo da cultura escrita, mesmo os não letrados, além de deixar qualquer um à vontade diante de uma prática de leitura, numa perspectiva cultural, dentro da subjetividade de cada um.

Tudo isso é Mediação de Leitura, de textos literários, sistematizada sob o conceito e praxis da Cia Circo de Trapo e repassados às equipes dos Ônibus-Biblioteca, de abril a junho.

E para completar o ciclo de Mediação de Leitura de Narrativas Literárias, um dos bibliotecários do Ônibus-Biblioteca, a partir de um curso de Formação de Mediadores de Leitura, ministrado pela "A Cor da Letra", criou o projeto "LER EM COMÉRCIO".

Tem o propósito de ler para os trabalhadores de comércios existentes no entorno, onde o Ônibus fica estacionado. Uma forma de socializar a Mediação, inserir o livro como objeto cultural, além divulgar os nossos serviços.

Até a próxima parada!
Ônibus-Biblioteca: a Leitura em movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário