Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

FILMES BASEADOS EM BEST-SELLERS, NA CORA CORALINA.

Biblioteca Cora Coralina exibe filmes
 baseados em best-sellers
Mostra gratuita “Livros que viraram filmes” fica em cartaz de 2 a 30 de dezembro

Os cineastas, desde cedo, viram na literatura uma verdadeira fonte de inspiração. Ao longo das últimas décadas, quando um livro alcança recorde de vendas e se torna um best-seller, produtores se apressam em adaptar a obra para o cinema, na tentativa de agradar tanto quem gosta de ler quanto quem prefere assistir a um filme. Mas, se por um lado, os leitores são um público garantido, por outro, os diretores estão mais expostos à comparação com o material original, feita pelos fãs e pela crítica.

Para entusiastas de cinema e de literatura, a Biblioteca Pública Cora Coralina exibe a mostra gratuita “Livros que viraram filmes”, em cartaz de 2 a 30 de dezembro, com exibição de sucessos de bilheteria baseados em best-sellers.

O filme “O Leitor” abre a mostra, no dia 2 de dezembro, às 14h30. O longa-metragem, dirigido por Stephen Daldry, é baseado no romance “Der Vorleser”, do alemão Bernhard Schlink. Na trama, o advogado Michael Berg acompanha o julgamento de Hanna Schmitz, uma mulher mais velha com quem manteve um caso no fim da década de 50. Ela é acusada de ter trabalhado para os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e ter matado dezenas de judeus. O filme concedeu, em 2009, o Oscar de melhor atriz a Kate Winslet, que interpreta Hanna.

“Querido John”, filme de Lasse Hallstrom adaptado do bestseller homônimo de Nicholas Sparks, será exibido no dia 7, às 14h30. A história retrata o romance entre o jovem soldado John Tyree e Savannah Curtis. No período em que ele cumpre o serviço militar, em missões pelo mundo, os dois trocam diversas cartas, em que contam o que acontece no dia-a-dia. Um relacionamento de duas semanas, durante o verão, acaba se tornando uma forte história de amor de uma vida inteira.

O clássico de Lewis Carrol, “Alice no País das Maravilhas”, de 1865, já inspirou diversas animações e filmes, mas ganhou uma versão dirigida pelo cineasta Tim Burton, em 2010. Nesta nova versão, Alice, interpretada por Mia Wasikowska, superou a adolescência e enfrenta dilemas típicos da vida adulta. Por isso, ela retorna ao mundo mágico e revê seus antigos amigos, como o Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) e a Rainha Branca (Anne Hathaway) e tenta pôr fim no reinado de terror da Rainha Vermelha (Helena Bonham Carter). O longa-metragem será exibido no dia 28, às 14h30.

PERCY JACKSON E O LADRÃO DE RAIOS

(Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief, EUA/Canadá, 2010, 119 min). Dir.: Chris Columbus. Com Logan Lerman, Uma Thurman, Pierce Brosnan e outros. +12 anos.

Adolescente descobre ser filho do deus Netuno e parte com outros amigos semideuses em busca dos raios roubados de Zeus.
Dia 21, 14h30

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA
(The Chronicles of Narnia - The Lion, the Witch and the Wardrobe, EUA, 2005, 140 min). Dir.: Andrew Adamson. Com Georgie Henley, William Moseley, Skandar Keynes e outros.

Quatro irmãos entram em um guarda-roupa mágico que os conduz ao mundo encantado de Nárnia, local onde há um inverno constante por conta da maldição lançada pela Feiticeira Branca. Orientadas por um leão líder, as crianças devem livrar a região do domínio da bruxa.
Dia 23, 14h30

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
(Alice in Wonderland, EUA, 2010, 108 min). Dir.: Tim Burton. Com Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter e outros. +12 anos.

Aos 19 anos, Alice retorna ao mundo mágico reunindo-se a seus velhos amigos de infância em uma jornada fantástica para encontrar seu verdadeiro destino e acabar com o reinado de terror da Rainha Vermelha.
Dia 28, 14h30

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
(The Boy in the Stripped Pyjamas, EUA/Inglaterra, 2008, 94 min). Dir.: Mark Herman. Com Asa Butterfield, Zac Mattoon O'Brien e outros. +12 anos.

Garoto de 8 anos é filho de um oficial nazista que se muda com a família para uma área ocupada para viver em um casarão antigamente habitado por judeus. Ao conhecer um menino prisioneiro, através de uma cerca eletrificada de um campo de concentração, inicia uma sensível amizade.
Dia 30, 14h30

Encerra a mostra, no dia 30, o filme escrito e dirigido por Mark Herman, baseado no livro de John Boyne. Na história, Bruno é um garoto de 8 anos, filho de um oficial nazista, que é obrigado a mudar de sua espaçosa casa em Berlim para uma região isolada, onde não tem ninguém para brincar. Da janela de seu quarto, Bruno pode ver uma cerca que delimita o que ele chama de “fazenda”, onde vivem centenas de pessoas que vestem pijamas. Entre elas, o garoto Shmuel, com quem inicia uma amizade. Conforme o laço entre os dois fica mais forte, em tempos de guerra, Bruno desvenda aos espectadores as atrocidades cometidas pelos nazistas.

O público pode assistir às sessões da mostra “Livros que viraram filmes”, na Biblioteca Pública Cora Coralina, com entrada gratuita, e projeções dubladas com suporte em DVD.

Serviço: “Livros que viraram filmes”. Biblioteca Pública Cora Coralina. Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113, Guaianases, Zona Leste. Tel. 2557-8004. De 2 a 30/12. Grátis

Confira a programação completa:

LIVROS QUE VIRARAM FILMES

BIBLIOTECA PÚBLICA CORA CORALINA
Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113, Guaianases, Zona Leste. Tel. 2557-8004. De 2 a 30/12. Grátis

De 02/12/11 a 30/12/11
Todas as projeções têm suporte em DVD e são dubladas.

Até a próxima parada!
Ônibus-Biblioteca: a Leitura em movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário