Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

TREINAMENTO DE NOVA EQUIPE

DIAS DE TREINAMENTO
PARA UM
MELHOR ATENDIMENTO

Fotos e texto: João B. A. Neto
Nova equipe de atendimento, para os novos Ônibus-Biblioteca, recebeu treinamento técnico, antes de ir prestar serviços aos cidadãos. A programação, que teve início em 24 de outubro e finalização em 07 de novembro, mostrou em sua abertura a importância dos serviços do Ônibus-Biblioteca para a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB), destacada por Valdirene Gomes.

Na sequência, Izilda Patti apresentou equipamentos e serviços disponibilizados pela CSMB. Lícia de Paula e Arlete Martins demonstraram como funciona o site do sitema, incluindo o catálogo online. Sueli Nemem, a partir do histórico do serviço do Ônibus, trouxe a discussão sobre o impacto que ele causa nas comunidades atendidas.

A legislação e fundamentos legais dos direitos dos cidadãos foram elucidados em palestra de Dra. Maria Cecília Carvalho Pallotta. A nova equipe conheceu a Programação Cultural e Divulgação, em conversa com Marlon Florian, visitou o Ponto de Leitura da Galeria Olido, sob acompanhamento de Virginia Markelene, conheceu as Bibliotecas Monteiro Lobato e Mario de Andrade, ambas referências no Brasil.

Para sensibilizar a nova equipe, a Cor da Letra, sob os comandos de Beto e Ariane, ilustrou com dinâmicas a importância da literatura e da mediação na formação de leitores.


Rosa Falzoni promoveu discussão e reflexão sobre o perfil do morador da cidade e dos serviços do Ônibus-Biblioteca nos locais periféricos. Glauco Soto envolveu a nova equipe em Rede para demonstrar a importância da articulação das ações internas na CSMB, bem como o significado e o valor de se envolver comunidade e instituições locais, principalmente ao se oferecer serviços de extensão, a exemplo do Ônibus-Biblioteca.

A nova equipe teve o privilégio de participar de "O escritor na Biblioteca": um papo descontráído com o carismático, talentoso e pra lá de acessível Menalton Braff, no auditório da Biblioteca Mario Schenberg. Foi, no mínimo, um proveitoso encontro cultural.

Situações de mediação de leitura literária foram criadas pela Cor da Letra para que a nova equipe possa desenvolver melhor seu trabalho nas diferentes comunidades.


A formação para o trabalho técnico, além de orientações gerais para o atendimento, que envolve postura, ética e profissionalismo, foi dada por João Batista de Assis Neto, bibliotecário do Ônibus-Biblioteca, o qual simulou atividades como fazer matrículas, empréstimos de livros, recebimento de devoluções etc.

Esclarecimentos e orientações quanto às atribuições da nova equipe foram dados por Virginia Markelene, também bibliotecária do Ônibus-Biblioteca.

Durante três dias, a nova equipe foi a campo observar como é na prática o trabalho feito nos roteiros dos Ônibus-Biblioteca. Os integrantes observaram por uma hora, depois colocaram as mãos na massa, literalmente, uma vez que, no restante do período, a equipe foi subdividida para que todos pudessem realizar atendimento nos roteiros do Jardim Angela, São José e Vila Stéfani (Zona Sul), Vila Nova Esperança, J. Damasceno e J. Peri (Zona Norte), Vila Silvia, União de Vila Nova e Ponte Rasa (Zona Leste), sob supervisão de bibliotecários (Virginia e João) e de coordenadores de roteiros (Marta e Robson).


                                     Um encontro literário e mágico, com Menalton Braff


No final, a Coordenadora dos Serviços de Extensão, Marta Nosé, numa conversa informal, extraiu da nova equipe as impressões gerais sobre o treinamento, além de expor suas experiências focadas no Ônibus-Biblioteca.

Foi feito um balanço de as atividades teóricas e práticas, com muita conversa sobre o que pode ser aprimorado para melhor prestar serviços aos cidadãos, por meio do Ônibus-Biblioteca.

O veículo que viabiliza todo esse trabalho de mediação de Leitura e de Informação.


Nossos agradecimentos a todos(as) que direta ou indiretamente contribuíram para a realização desse treinamento.


Vejam outros momentos marcantes:












 











Até a próxima parada!
Ônibus-Biblioteca: a Leitura em movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário