Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

EMÍLIA: O PROJETO QUE FALTAVA!

ÔNIBUS-BIBLIOTECA
 DIVULGA:

Revista Emília
Leitura e Literatura
para Crianças e Jovens

EMÍLIA é uma iniciativa de um grupo ligado à área editorial, comprometido com a promoção da leitura e com a literatura para crianças e jovens. Unidos pela convicção da necessidade de democratizar a prática da leitura e da importância de oferecer um meio de discussão e reflexão sobre essas questões, estes profissionais uniram seus conhecimentos e suas experiências para criar EMÍLIA.

Dirigida a um público amplo, a Revista EMÍLIA dialoga com todos aqueles que se interessam pela formação de leitores e que são mediadores de leitura: pais, professores, educadores, bibliotecários, promotores de leitura e especialistas. EMÍLIA também se destina àqueles que tornam possível a criação, produção e divulgação dos livros para crianças e jovens: autores, ilustradores, editores, livreiros, jornalistas, críticos e estudiosos.

EMÍLIA vem ocupar um espaço fundamental para o amadurecimento da reflexão, discussão e debate em torno da leitura e da literatura para crianças e jovens. Ler é uma atividade primordial, reconhecida como antídoto da exclusão e meio de inserção social. Porém, são inúmeros os desafios e as questões para quem se dedica à promoção da leitura e à formação de leitores no Brasil.

Embora existam diversos projetos e ações nessa área, falta, justamente, um veículo que congregue de forma crítica todas essas experiências e reflexões. E que seja também capaz de estabelecer um diálogo com a produção internacional, possibilitando que todo esse conjunto de iniciativas se torne um instrumento fértil de orientação da prática social voltada para a promoção da leitura.

Proposta

EMÍLIA nasce para promover a integração das diferentes experiências, estudos e pesquisas de caráter multidisciplinar em torno da leitura e da literatura para crianças e jovens; e para ser ponto de encontro de especialistas de diversas nacionalidades e áreas de atuação. Pretendemos:

• promover a reflexão sobre a formação de leitores e o fomento à leitura;
• analisar as inúmeras iniciativas de promoção da leitura;
• difundir teorias e práticas em torno da infância, do jovem e da literatura para eles produzida;
• criar um palco aberto de debate, reflexão, divulgação e troca de informações e experiências.

Projeto EMÍLIA

O projeto EMÍLIA não é apenas uma revista. Prevê a organização de eventos como seminários, encontros e/ou jornadas. Também prevê publicações sistemáticas sobre assuntos ligados a esse universo.

Quem somos

CONSELHO EDITORIAL
Aluizio Leite, coordenador geral da revista EMÍLIA, é jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e editor.

Dolores Prades, coordenadora editorial da revista EMÍLIA, é doutora em história econômica pela USP, especialista em literatura infantil e juvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona e consultora editorial. Sua coluna no Publishhnews, "Pequenos grandes leitores", também está na Emília.

Mayumi Okuyama, coordenadora de arte da revista EMÍLIA, é arquiteta e artista gráfica formada pela Universidade de São Paulo e editora de arte.

EQUIPE EDITORIAL
Lina Prades é estudante de letras na USP.

Thais Albieri é formada em letras pela Unicamp, onde também fez mestrado e doutorado em literatura brasileira. Atualmente, trabalha como editora-assistente de livros didáticos.

Thais Caramico é jornalista, ajudou a elaborar o novo projeto gráfico e editorial do "Estadinho", suplemento infantil do Estadão. Depois de dois anos escrevendo e lendo para crianças, foi estudar literatura para crianças e jovens em Londres. É autora do blog Eu conto assim.

CONSELHO CONSULTIVO
Ana Maria Machado
Antonio Ventura (Espanha)
Bartolomeu Campos de Queiros
Cecília Bajour (Argentina)
Daniel Goldin (México)
Elizabeth D’Angelo Serra
Emilia Gallego (Cuba)
Inês Bogéa
João Ceccantini
Marcos Bagno
Maria Beatriz Medina (Venezuela)
Marisa Lajolo
Michèle Petit (França)
Nilma Lacerda
Patrícia Aldana (Canadá)
Silvia Castrillon (Colômbia)
Tânia Rösing
Teresa Colomer (Espanha)
Yolanda Reyes (Colômbia)

COLABORADORES PERMANENTES
Ana Dourado
Christine Baena Castilho Fontenelle
Daniel Kondo
Daniel Munduruku
Edith Derdyk
Fernando Vilela
Flavia Lins e Silva
Gabriela Romeu
Ivana Vollaro (Argentina)
Isabel Coelho
Lourdes Atié
Luciana Savaget
Maíra Lacerda
Márcia Wada
Marina Kahn
Odilon Moraes
Patrícia Pereira Leite
Peter O'Sagae
Stela Barbieri

COLUNISTAS
Edith Derdyk é artista, ilustradora e educadora. É autora de vários livros sobre desenho e arte, como Formas de pensar o desenho (Scipione), e infantis. Expôs nos principais museus do Brasil e em vários países, mundo afora.

Maíra Lacerda é graduada em comunicação visual pela PUC-Rio e mestranda em design pela mesma instituição, onde pesquisa o design de livros infantis e juvenis. Tem realizado trabalhos nas áreas de design gráfico, webdesign e ilustração.

Gabriela Romeu é jornalista e documentarista. Há 12 escreve sobre e para a infância na Folha de S.Paulo, onde é editora-assistente da "Folhinha". É crítica de teatro infantil, jurada do Prêmio Femsa e membro da APCA.

FONTE: http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=1
Acesso: 15/09/11



Até a próxima parada!
Ônibus-Biblioteca: onde se lê por prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário