Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

OFICINAS GRATUITAS NAS BIBLIOTECAS: OQO E O MUNDO DA ILISTRAÇÃO

ÔNIBUS-BIBLIOTECA
DIVULGA:

OQO E O MUNDO DA ILUSTRAÇÃO


Parceria da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas com o Centro Cultural da Espanha em São Paulo / AECID e a editora OQO

A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, o Centro Cultural da Espanha em São Paulo / AECID e a editora OQO, com o apoio da Embaixada da Espanha no Brasil, prepararam uma série de atividades nas Bibliotecas Públicas de São Paulo voltadas para crianças e adultos para focar na importância da leitura de imagens numa sociedade centrada em parâmetros audiovisuais.

As ilustrações dos álbuns, além de apoiar e enriquecer a leitura do texto, permitem que o público infantil se aproxime da arte e desenvolva um critério estético próprio. OQO define-se como um espaço de criação com propostas inovadoras que convidam a sonhar, a refletir e a apreciar imagens, música, vozes e palavras.

Para o público infantil (de 5 a 9 anos) haverá atividade na Biblioteca Viriato Corrêa:

A viagem de Chocolata (El viaje de Chocolata)

A partir das ilustrações do livro ''Chocolata'', proporemos às crianças uma viagem a África. No final, uma toalha gigante será feita por todos os participantes, imitando as guardas do livro.

4 de setembro (dom) - 16h30 - BP Viriato Corrêa

Para o público adulto (profissionais do livro e da leitura, educadores e interessados), na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e na Biblioteca Temática em Contos de Fadas Hans Christian Andersen:

Qontextos: a realidade no álbum ilustrado (Qontextos: la realidad en el álbum ilustrado)

Nesta conversa enfatiza-se a importância da arte como uma ferramenta para compreender a realidade. Sob esta ideia, abordam-se diferentes exemplos para que docentes e famílias tratem temas como a emigração, a doença ou questões da história recente.

5 de setembro (seg) - 10h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Retratarte

Retomando a proposta de Svjetlan Junakovic no livro ''O grande livro de retratos de animais'', utilizaremos retratos famosos e nos introduziremos na pele de um artista. Cada participante realizará sua re-interpretação por meio de um modelo.

5 de setembro (seg) - 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

OQO: do álbum ilustrado ao cinema de animação (OQO: del álbum ilustrado al cine de animación)

Esta conversa analisará a transformação de um álbum ilustrado em cinema de animação. Através de um processo de Stop-Motion transfere-se a criação plástica dos álbuns de OQO à tela para converter-se em filmes, videojogos e aplicações interativas destinadas ao público infantil.

6 de setembro (ter) - 10h - BP Hans Christian Andersen

Arte e álbum ilustrado (Arte y álbum ilustrado)

Esta oficina tem como objetivo analisar a importância de aproximar as crianças de ilustrações que reúnam diferentes sensibilidades plásticas. Além disso, faz-se uma análise da configuração interna do álbum e uma aproximação entre história e ilustração.

6 de setembro (ter) - 14h - BP Hans Christian Andersen

Além das atividades ligadas ao mundo da ilustração, a Editora OQO em colaboração com a AECID fez doação de mais de 3.400 livros para algumas bibliotecas estaduais e municipais brasileiras.

As inscrições para as atividades devem ser feitas diretamente no local a partir de 31 de agosto.

/ BP Hans Christian Andersen. Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé, Zona Leste. Tel. 2295-3447.

/ BI Monteiro Lobato. Rua General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro. Tel. 3256-4438.

/ BP Viriato Corrêa. Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul. Tel. 5573-4017.

Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas

Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura de São Paulo

http://www.bibliotecas.sp.gov.br/

Até a próxima parada!
Ônibus-Biblioteca: onde se lê por prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário