Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

SEMANA DA LEITURA...

ÔNIBUS-BIBLIOTECA DESTACA:

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

Secretaria Municipal de Cultura – SMC

Secretaria Municipal de Educação – SME

COMISSÃO ORGANIZADORA DA SEMANA DA LEITURA

A SEMANA DA LEITURA, instituída pela Lei 14.477 de 11/07/07 regulamentada pelo Decreto 50.756 de 28/07/09, visa investir em ações que promovam o livro, a leitura e a formação de leitores da cidade de São Paulo.

Para a organização destas ações foi constituída, pela Portaria Intersecretarial 01/09/SMC, publicada em 15/12/2009, uma Comissão Intersecretarial composta por servidores das Secretarias da Cultura, da Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social, no sentido de potencializar práticas que possam contribuir, incentivar e ampliar o universo de leitura dos munícipes da cidade de São Paulo.

Esta Comissão denominou a referida semana como Semana Leitur@com.prazer e definiu seus objetivos:

 Articular parcerias entre as Secretarias Municipais de Cultura, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social para o fomento e democratização da leitura nas diferentes regiões da cidade de São Paulo;

 Ampliar e fortalecer as parcerias com instituições da sociedade civil para possibilitar o amplo acesso aos livros e o desenvolvimento do comportamento e competência leitora na cidade de São Paulo;

 Formar e ampliar o número de mediadores de leitura nos equipamentos públicos, visando despertar o interesse pela leitura e aproximar o leitor do livro.

A estratégia utilizada neste primeiro ano será a formação de orientadores para atuação nas Salas de Leitura, Bibliotecas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e em outros locais, tendo como finalidade principal o aperfeiçoamento dos profissionais como agentes de leitura na gestão desses espaços para garantia da democratização do acesso aos livros.

PROGRAMAÇÃO

SEMANA LEITUR@COM.PRAZER

De 25 a 29 de Abril/2011

25 de Abril/2011

10h30 - Abertura na Biblioteca Mário de Andrade (entrada da Av. São Luiz), contando com a presença de Maria Zenita Monteiro e da escritora Silvana Salerno.

Maria Zenita Monteiro é coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas da Secretaria de Cultura de São Paulo.

Silvana Salerno é formada em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Recebeu o Prêmio Figueiredo Pimentel "O Melhor Livro Reconto" de 2007 da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) por Viagem pelo Brasil em 52 histórias e escreveu o Mini Larousse dos Direitos da Criança, o Brasil Criança (publicação do Itamaraty para apresentar o Brasil a crianças brasileiras e estrangeiras) e traduções e adaptações de Germinal, de Émile Zola, e Ilusões perdidas, de Balzac, que receberam o certificado de Leitura Altamente Recomendável da FNLIJ. O volume mais recente da Coleção Germinal é Guerra e paz, de Tolstói, adaptação de Silvana lançada em maio de 2008.

Ações: Performance do Grupo Pé de Zamba na entrada da biblioteca, com o espetáculo SILIBRINA, que convida o público à participação com brincadeiras, curiosidades sobre os livros, origens e importância. Autoridades e convidados postarão suas leituras preferidas no blog Semana Leitur@com.prazer.

Cada convidado receberá um livro (doação) para sua leitura e depois devem libertá-los. O conceito é inspirado no bookcrossing, prática difundida nos Estados Unidos e Europa que já conta com mais de 600 mil participantes em cerca de 130 países.

“Criado pelo programador Ron Hornbacker em 2001 como forma de rastrear livros pela internet, o bookcrossing virou um fenômeno que ultrapassa barreiras geográficas.

A idéia por trás do Livro Livre é que os livros não possuem donos, e são na verdade um patrimônio cultural da humanidade. Por isso, devem ser continuamente transferidos para as mãos de novos leitores ao invés de serem esquecidos em estantes e prateleiras, acumulando poeira e relegados à mera condição de objetos decorativos ou itens de coleção. É como se o mundo todo fosse uma grande biblioteca. Ao receber o "não-presente" o leitor assume o compromisso de passá-lo adiante após a leitura, deixando-o em um local público onde possa ser encontrado por um novo leitor.”


26 de Abril/2011

15h – Entrega de Caixa estante na unidade de CRAS Santo amaro, abrindo o projeto de implantação de 13 Caixas-Estante, nas unidades de SMADS, a saber. Entrega oficial: Unidade Santo Amaro. Receberão Caixa-estante as unidade de Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia / Brasilândia, Perus, Jaçanã/Tremembé, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme, São Mateus/Sapopemba, Aricanduva/ V. Formosa / Carrão, Vila Prudente / Sapopemba, Vista Alegre, Guaianazes e Mooca.

27 de Abril/2011

15h – Palestra “Mediação de Leitura e a narração de histórias” com o Prof. Dr. Ilan Brenman (no auditório da Biblioteca Mário de Andrade) – Os interessados devem chegar com meia hora de antecedência.

Ilan Brenman é Mestre e Doutor pela Faculdade de Educação da USP, bacharel em psicologia pela PUC-SP, autor de 40 livros (alguns premiados e traduzidos no exterior) e foi consultor da Fundação Abrinq e da Fundação Orsa.

Encontro com Escritores nas Bibliotecas, CEUS e Unidades da Rede Municipal de Ensino.

OBJETIVO

- Contribuir de forma reflexiva para que todos os profissionais fortaleçam as práticas de leitura nas unidades, bibliotecas e em outros espaços;

- Aprimorar o trabalho desenvolvido pelos profissionais responsáveis pelas Salas e Espaços de Leitura da Rede Municipal;

- Transformar as Salas, Espaços de Leitura e Bibliotecas em verdadeiros espaços democráticos e inspiradores de leitura.

28 de Abril/2011

Encontro com Escritores nas Bibliotecas e nas Unidades da Rede Municipal de Ensino, incluindo CEUS.

OBJETIVO

- Contribuir de forma reflexiva para que todos os profissionais fortaleçam as práticas de leitura nas unidades, bibliotecas e em outros espaços;

- Aprimorar o trabalho desenvolvido pelos profissionais responsáveis pelas Salas e Espaços de Leitura da Rede Municipal;

- Transformar as Salas, Espaços de Leitura e Bibliotecas em verdadeiros espaços democráticos e inspiradores de leitura.

29 de Abril/2011

9h – Abertura com apresentação o espetáculo SILIBRINA, com Grupo Pé de Zamba.

Tema do encontro: LEITURA e NARRAÇÃO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL

Local: Teatro João Caetano - Rua Borges Lagoa nº 650 - Vila Clementino

Fala Institucional da Comissão - Secretarias Municipais de Cultura, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social - Avaliação da 1ª Semana da Leitura

10h – Mesa redonda com Giba Pedroza

Formado em Letras, é contador de histórias e pesquisador da tradição oral, literatura e cultura infantil há mais de vinte anos. Foi roteirista do programa radiofônico infantil “Quintal Encantado”, ministrou cursos e oficinas para professores e arte-educadores, foi um dos fundadores do Grupo Girasonhos, com o qual lançou o CD Roda de Histórias. Realizou ao lado da instrumentista Renata Mattar rodas de histórias temáticas com cantigas e canções, intitulada “Contos de Todos os Cantos”, que percorreu todo o interior do estado de São Paulo na “Mostra SESC de Artes”.

Seu trabalho foi repercutido em grandes veículos de comunicação como TV Globo e TV Cultura. Giba idealizou e participou de diversos eventos de contadores de histórias como “Festival do Lobisomem (2001 – S.Luis do Paraitinga/SP) e “Boca do Céu” – Encontro Internacional de Contadores de Histórias” . Atualmente é assessor da programação da Biblioteca Hans Christian Andersen – Temática em Contos de Fadas, onde também coordena o Curso Básico de Formação para Contadores de Histórias.

12h – Intervalo para almoço

14h – Sônia Pasqual e Márcia Wada

Sônia Pasqual é doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais, mestre em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Sônia tem experiência na área de mediação cultural. Atua principalmente nos temas: Crianças e Adolescentes em Situação de Abrigo; Mediação e Ação Cultural; Dialogia; Dispositivos Informacionais e Culturais; Narrativas Audiovisuais. Atualmente é bolsista FAPESP e colaboradora nos grupos de pesquisa: Cidade do Conhecimento - CTR-ECA-USP, com foco em gestão de acervos audiovisuais (armazenamento, indexação e circulação) e como pesquisadora júnior do ColaborI - Colaboratório de Infoeduacação.

Márcia Wada é mestre em Educação, pedagoga, psicóloga clínica, coordenadora e assessora de projetos sociais e educacionais na A Cor da Letra - Centro de Estudos e Assessoria em Leitura e Literatura Infantil, Márcia trabalha em diferentes espaços como escolas públicas, organizações não-governamentais e empresas privadas. Tem especialização no trabalho com adolescentes e jovens. Nos últimos anos tem se dedicado ao estudo de D.W. Winnicott, autora do livro “Juventude e Leitura” (Annablume, 2004).

17h - Encerramento

COMISSÃO ORGANIZADORA DA SEMANA DA LEITURA
SMC:
Alice Aurora Bandini Tavares de Campos
Elisangela Alves Silva
Rita de Cassia Rodrigues Silva (suplente)
Doroty Rojas (suplente)
Izilda Santos da Silva Patti (apoio)

SME:
Fátima Bonifácio
Silvia Moretti Rosa Ferrari
Elisabeth Fernandes de Souza (suplente)
Rosa Maria Laquimia de Souza (suplente)

SMADS:
Regina Dias Brasil
Vânia Baptista Nery Thomaz
Ana Luiza Tomaselli Emendabili (suplente)
Emiko Nagamine (suplente)

Até a próxima parada!
Ônibus-Biblioteca: onde se lê por prazer, também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário