Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

MATÉRIA MUITO SIMPÁTICA NO ZNnaLinha...

A LEITURA CHEGA
MAIS PRÓXIMO
DA VILA MEDEIROS
Praça Augusta Vitória, Jardim Brasil - 03/Abr/2011

O Ônibus-Biblioteca é um projeto idealizado por Mário de Andrade em 1935 e que foi retomado pela Secretaria Municipal de Cultura em 2007. Inicialmente, seu roteiro na Vila Medeiros era feito às 2ªs-f, mas depois de uma revitalização e renovação das frotas, há duas semanas passou a ser aos Domingos, e com horário estendido.

O Ônibus-Biblioteca é muito bem sortido de leitura.

Segundo João Batista Neto, bibliotecário do ônibus e supervisor do roteiro, o projeto é uma extensão do Sistema Municipal de Bibliotecas, e tem como objetivo estimular a leitura em adultos e jovens das regiões periféricas. Os livros são voltados à literatura, mas há também os de pesquisa. Nos acervos dessas bibliotecas itinerantes existem gibis, revistas, jornais, livros clássicos e lançamentos.

A praça onde o ônibus fica parado no centro da Vila Brasil. É um local muito próximo de comércios e onde muitas pessoas passam, por isso tem um público bastante diversificado. Após fazer a carteirinha, o usuário pode retirar até cinco exemplares e ficar com eles durante uma semana. Caso seja necessário, pode ser renovado na semana seguinte. Na Vila Medeiros existe um grande índice de devolução e de cuidado com os livros.

Usuários do ônibus e a equipe de atendimento


Além dos livros, os Ônibus-Biblioteca também oferecem diversas atividades e oficinas, que pararam momentaneamente por causa da reestruturação, mas que voltarão a ser ministradas em breve. Os monitores, que fazem o cadastro e auxiliam na busca pelos livros, participam de um treinamento antes de irem paras as ruas.


Vista geral do ônibus-biblioteca


Minudências
@ O Ônibus-Biblioteca está na Vila Medeiros desde 2008.
@ Na Vila Medeiros são cerca de 90 pessoas cadastradas, lembrando que o cadastro tem a validade de um ano.
@ Segundo dados da prefeitura de São Paulo, os Ônibus-Biblioteca têm público 55% superior às bibliotecas municipais e emprestam 164% mais livros. Até 2012 serão 12 ônibus na capital, frota capaz de realizar 72 roteiros na cidade de São Paulo.


Texto e fotos: Priscila Felippe
 
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Nossos agradecimentos à direção do ZNnaLinha e à jornalista Priscila Felippe.
 
Até a próxima parada!
Ônibus-Biblioteca: onde se lê por prazer, também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário