Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

MARIANA ZANETTI: ARQUITETA DA ILUSTRAÇÃO.

ÔNIBUS-BIBLIOTECA DESTACA:

ILUSTRAÇÕES E ARTES VISUAIS:
TUDO MUITO BEM ARQUITETADO!

Quem é a Mariana Zanetti? MZ: Sou ilustradora, artista visual e arte educadora, formada pela FAU-USP. Tenho 32 anos e sou mãe de um filho de 4, chamado Leo. Ilustrei diversos livros: Zoo (Hedra), O anjo do Lago (Biruta), Casal Verde (Hedra), Leituras de escritor (SM), Nome, sobrenome, apelido em parceria com Renata Bueno (Companhia das Letrinhas, no prelo), Micromegas (Hedra, no prelo), História pra boi casar (Peirópolis, no prelo). Dou aula de desenho para crianças e adultos, no SESC, no Instituto Tomie Ohtake e no ônibus-biblioteca. (Fonte: http://hedraonline.posterous.com/kinolivros-mariana-zanetti).


Fotos: Adilson Moura / Texto/Fotos: João B. A. Neto
 
 Mariana Zanetti foi ao roteiro de Vila São José, do Ônibus-Biblioteca, na zona sul de São Paulo...


 
É impossível não se encantar: Mariana e seus trabalhos são maravilhosos...






 
MARIANA ZANETTI E SEUS KINOLIVROS


Na entrevista abaixo, cedida à Editora Hedra, Mariana explica direitinho o que são os Kinolivros ou flipbooks, como são mais conhecidos:

"Entrevistamos Mariana Zanetti, ilustradora de alguns livros da Hedra e autora dos cinco Kinolivros, que estamos publicando e que, em breve, estarão nas livrarias e em nosso site. Na entrevista, a autora nos fala um pouco dos seus Kinolivros e de si mesma.

Hedra (H): O que são os Kinolivros? Mariana Zanetti (MZ): São flipbooks, ou seja, livros animados.

H: E por que esse nome? MZ: O título da coleção é uma referência ao cinema construtivista russo (kino é cinema em russo), que tinha uma forte preocupação formal e buscava uma inovação estética, com uma linguagem muito próxima às artes gráficas. Os livrinhos são pequenos filmes gráficos, daí a referência.

H: A Hedra está publicando cinco Kinolivros. Poderia falar de cada um deles ? MZ: Todos tratam de temas muitos simples, pela própria natureza dos livros, que são como filmes de poucos segundos. Lá vai o trem foi o primeiro deles. Fiz há dois anos, sem editora, e vendi independentemente. Trata-se de um trem a vapor de carga passando em uma paisagem fixa. A carga são estrelas, uma bicicleta e um leão, que pisca no final.

Nessa nova versão, a capa é colorida e o livro ganhou um mini poema, como todos os outros da coleção. Viagem à lua é um foguete viajando à lua. O poeminha é uma referência ao poema do Maiakoviski A extraordinária aventura vivida por Vladimir Maiakovski no verão na Dactha, no qual o autor recebe uma visita do sol. Chuva de verão foi feito a partir da observação das chuvas de verão em São Paulo, porque sempre me chamou a atenção a multidão de guarda-chuvas abrindo de uma vez, para pouco tempo depois, irem se fechando.

O poema foi inspirado numa frase do meu filho. Vida besta é o assunto mais simples de todos: peixes nadando que, depois percebemos, estão dentro de um aquário. O acontecimento mais diferente no cotidiano deles é o mometo que recebem comida. Em São Paulo trata do trânsito em São Paulo, e faz apologia ao uso de bicicleta como meio de transporte.Todos foram feitos com carimbos de borracha. E todos foram inspirados no meu filho."
 (Fonte: http://hedraonline.posterous.com/kinolivros-mariana-zanetti)


 
 
Além de conhecerem os livros e o trabalho de Mariana Zanetti, os leitores de Vila SãoJosé, sempre ótimos leitores, levaram muitos livros para casa. E viva a Leitura!!!


Vamos conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Mariana Zanetti?

Selecionamos algumas de suas criações. Tudo é muito interessante!

Os famosos Kinolivros ou Flip Books, de Mariana Zanetti...


Até a próxima parada!

Ônibus-Biblioteca: onde se lê por prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário