Páginas

quarta-feira, 21 de julho de 2010

LIVROS, CANTORIA E ILUSTRAÇÃO: BELOS ENCONTROS!

ÔNIBUS-BIBLIOTECA LEVA
 SÉRGIO SÁ E VANESSA ALEXANDRE
À VILA SÃO JOSÉ.

Fotos e texto: João B. A. Neto
Livros, Cantoria e ilustração estarão no Roteiro de Leitura de nosso amarelinho, lá em Vila São José, Zona Sul da cidade, onde ele é sempre muito bem recebido...

Em seu trajeto, quarta, dia 21 de julho, belas imagens da Avenida Robert Kennedy, beirando a Represa de Guarapiranga: as cores fortes de veleiros, árvores e chão, dão o tom do dia...



Outra belíssima imagem: o cavalo, sossegadamente, faz sua refeição matinal, tornando a paisagem do dia ainda mais especial...



E os belíssimos, largos e francos sorrisos de Vanessa Alexandre e de Sérgio Sá iluminaram ainda mais o dia claro em Vila São José: os dois levaram suas oficinas ao Ônibus-Biblioteca, através de convênio com a Liga Brasileira de Editoras - LIBRE.

E o dia, de nossos leitores e de quem por lá passou, foi ilustrado pelo bom papo, pela boa música, e por lindos desenhos. Vejam! Mas, antes, conheçam um pouco sobre este grande artista:




Todo o talento de Sérgio Sá, a sua bela voz, seus livros, suas composições, além de seu excelente bom humor,  tornaram o dia no roteiro de Vila São José suavemente mais agradável...



Duas de suas grandes e belas obras...


"O desenvolvimento de nossos próprios sentidos e a descoberta de novos limites para suas expansões, é a proposta central que apresenta este livro de Sérgio Sá. São reflexões e relatos de experiências vividas pelo autor, em um depoimento sensível e tocante sobre sua condição de deficiente visual e sua relação com o mundo.



Cego de nascença, Sérgio teve sua sensibilidade trabalhada com cuidado e carinho, esculpida por uma família atenta e preocupada em "adequá-lo" à vida numa sociedade tão preconceituosa quanto repressora. O fio condutor da obra está na sugestão que o autor nos faz para que criemos novas maneiras de ver, ouvir, sentir, lidar com o mundo. Para isso, devemos reavaliar o potencial de nossos recursos físicos - tato, audição, olfato e paladar -, mentais e espirituais - nossa capacidade de perdoar, de compreender, de julgar sem condenar.



Temas como a integração social do deficiente físico, a supervalorização da imagem nos dias atuais, conflitos entre individualismo e auto-estima se apresentam de maneira simples e instigante: "A cultura da imagem, tão forte, capaz de anestesiar os sentidos, (...) leva-nos a renunciar a multiplicidade. Agora sei que não é preciso apenas ver para crer; podemos também ouvir para acreditar, cheirar para compreender, sentir o paladar para aprender, tocar para interagir!" (Fonte: http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=4393).



E para completar o dia: um sorriso capaz de iluminar o Sol...



Vanessa Alexandre: a grande ilustradora também tornou o dia mais agradável no roteiro de Vila São José...

"Meu nome é Vanessa Alexandre, sou ilustradora e autora de livros infantis e livros de imagens, sendo que a publicação mais recente foi o livro Domingo de Papel.


Já ilustrei mais de vinte livros infantis, além de materiais didáticos e materiais publicitários, trabalho para várias editoras.

Além disso, faço atividades literárias em escolas em São Paulo e por todo o Brasil, e atividades com associações, como oficinas no Ônibus-biblioteca, com a LIBRE, por exemplo. (Liga Brasileira de Editoras).

Ilustrar é uma atividade que me acompanha há muito tempo, pois lembro-me de desenhar desde pequena e que gosto muito! Acredito que as pessoas podem ser transformadas pela arte, pelo conhecimento, pela educação e pela família, e mostrar isso através de imagens é muito satisfatório.

Ilustrar pensando no público infantil sempre é um desafio, pois cada detalhe deve ser analisado, desde o estudo das cores até as formas, pois cada idade tem uma expectativa e necessidades diferentes para cada ilustração.

Sou associada à ABIPRO (Associação Brasileira de Ilustradores Profissionais) e profissional do Livro pela CBL (Câmara Brasileira do Livro).

Tenho experiência em ilustração com as mais variadas técnicas artísticas e digitais, além de domínio das principais ferramentas de mercado. Criação de projetos gráficos, capas, conceitos de livros, peças publicitárias e diagramação.

Cada trabalho de ilustração é uma jornada que permite ampliar muito os meus conhecimentos, e procuro estudar minuciosamente o desenho, para que fique totalmente de acordo com a proposta do cliente, e que transmitam uma mensagem clara para quem os verá.

Acompanhe meu trabalho pelo site: www.vanessaalexandre.com.br"



Uma belíssima familia ao lado de Vanessa. Livros, desenhos, sorrisos e uma careta cheia de carinho: uma cena que ilustra bem a arte a bordo do Ônibus-Biblioteca...

As menininhas ficaram encantadas diante de Vanessa e de nosso amarelinho...

Mamãe Débora, ecologicamente correta, que diz se preocupar em reflorestar a grande área onde mora, visitou o Ônibus-Biblioteca, com seus príncipes e princesas (Filhos e sobrinhos). Outra sua grande preocupação: incentivar a leitura entre os pequenos...

Outras mamães, também sempre atentas à importância de se incentivar a leitura, passaram um bom tempinho em nosso Ônibus-Biblioteca, e não deixaram de prestigiar as atividades de brincar de ilustrar, orientadas por Vanessa, além de ouvir Sérgio Sá...

E a beleza maior desse dia, regado por Livros, Leitura, Raios de Sol, Cantoria e Ilustração, se resume nos traços, nas pinturas e no olhar desta criança, que diz tudo!

Parabéns a Sérgio Sá e à Vanessa Alexandre por esse bonito encontro...


Em sentido horário, os atendentes Virgínia, João,
a ilustradora Vanessa, e Adilson...

Até a próxima parada!
Ônibus-Biblioteca: onde se lê por prazer.

Um comentário: