Páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2010

BIBLIOTECAS: ARRAIAL LITERÁRIO, ENCONTRO COM CORDELISTAS E MUITO MAIS.

ÔNIBUS-BIBLIOTECA DESTACA:



Destaques da semana: "Arraial Literário", "II Encontro de Escritores Cordelistas", "Workshop Frame Circus", Oficinas, Contação de Histórias e Teatro.


DIA 23, QUARTA

CONTANDO ENCANTOS


Com Bárbara Bischoff. 50 min. 05 a 10 anos.


Serão apresentadas três ou mais histórias, algumas delas com participação dos espectadores. Entre as histórias será contado “A vaidade de Lolita” de Luis Antonio Gasparetto, que narra o passeio de uma minhoca que quer muito ser de outra cor; e “A estrela de Laura” de Klaus Baumgart, narra a relação de uma garotinha com uma estrela em especial.


/ BP Álvares de Azevedo. Dia 23, quarta, das 10h30 e 14h.

MISTURANDO AS HISTÓRIAS


Com Cecília F. da Silva. 50 min. 05 a 10 anos.


Serão contadas três histórias. “A Zerópeia” de Herbert de Sousa, a história de uma centopéia que encontra vários bichos palpiteiros e todos querem mudar seu jeito de ser. “O Caso do bolinho” de Tatiana Belinky, conto tradicional reescrito com a experiência de quem entende de criança, baseando-se na repetição das ações, o enredo tem humor natural, perfeitamente adequado às crianças pequenas. E “Onde está o rabo do sapo?” de Telma Guimarães: depois de criar todas as coisas do mundo, o criador percebe que falta algo. Mas o quê? O rabo dos animais.


/ BP Nuto Sant'Anna. Dia 23, quarta, das 10h30 e 14h.

DIA 24, QUINTA

ARRAIAL LITERÁRIO


•Correio elegante literário (distribuição de trechos de poemas)


•Mini Sarau cordelista


•Viola caipira


•Barraca literária na praça (exposição de livros doados e que não pertencem ao acervo oficial da biblioteca)


•Barraca de origami


•Bandeirinhas com trechos de poemas, letras de músicas e títulos de livros da biblioteca


•Contação de história caipira


•Quadrinha poética (Ao final da roda, quem está sem par lê um trecho do poema “Quadrilha” de Carlos Drummond de Andrade).


/ BP Hans Christian Andersen e BP Cassiano Ricardo, nas bibliotecas e na praça. Dia 24, quinta, a partir das 14h.


A HORA E A VEZ DO VESTIBULAR


O Projeto A Hora e Vez do Vestibular, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, por meio de uma parceria entre o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, é uma oportunidade ímpar de aprofundar a compreensão e debater os gêneros e estilos literários dos nove títulos exigidos pelos vestibulares das principais universidades públicas.


Palestras com o Prof. Lisângela Peruzzo:


•24 de junho – "Antologia Poética", de Vinicius de Moraes.


/ BP Mário Schenberg. Dia 24, quinta, das 14h às 16h.

ESPAÇO GOURMET - DELÍCIAS DA LITERATURA ORAL


A sala de contação de histórias da biblioteca transforma-se em um "restaurante" e recebe público adulto, participante de programas de letramento, para uma instigante degustação literária, onde são servidas declamações de cordéis, contação de causos, advinhas, parlendas, trovas e trava-línguas. Essa ação privilegia a interatividade, valoriza os saberes do povo e aguça o apetite para a cultura popular. Nessa edição especial de São João, os chefs convidados são o ator Sabino Lopes e o sanfoneiro Escurinho do Acordeon.


/ BP Belmonte. Dia 24, quinta, às 14h.

OFICINA DE BRINCADEIRAS


Com Renata Meirelles.


Oficina baseada no Projeto BIRA (Brincadeiras Infantis da Região Amazônica), uma iniciativa autônoma de pesquisa. Coordenado e executado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks, o Projeto visitou em 2001 dezesseis comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, conhecendo como vivem e do que brincam as crianças da região. O objetivo geral desse projeto é conhecer, registrar e divulgar o patrimônio lúdico cultural infantil da região Norte do Brasil. O lúdico aproxima realidades sem que se perca sua diversidade.


/ BP Raul Bopp. Dia 24, quinta, às 14h.

II ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS


Encontro do público com duas grandes referências na área de literatura de cordel Marco Haurélio e Moreira de Acopiara, suas construções literárias e que tem como pano de fundo: o Cordel (manifestação impressa em versos metrificados e rimados), a exposição de folhetos, a xilogravura, a leitura de cordel e a poesia tradicional nordestina


/ BP Belmonte. Dia 24, quinta, às 19h.

DIA 26, SÁBADO

AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS


Vivências e dinâmicas voltadas para apreciadores e interessados na arte de contar histórias. Com a comunicóloga, contadora de histórias e mediadora de leitura Andréa de Sousa, na Sala de Contação. Inscrição pelo telefone 5687-0408.


/ BP Belmonte. Dia 26, sábado, das 10h às 12h.

OFICINA: SOLTANDO A LÍNGUA


Com Marcelino Freire.


Na oficina de criação de textos serão trabalhadas técnicas de como "desbloquear" o texto, de como avançar no seu projeto literário. Para isso, os participantes produzirão textos em sala e discutirão a produção de outros autores em vários gêneros - conto, poesia, romance. 25 vagas, preenchidas por ordem de inscrição.


Inscrições de 1 a 11 de junho, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 19h, pessoalmente ou através do telefone 3082-5023.


/ BP Alceu Amoroso Lima. Dia 26, sábado, das 14h às 17h.

SARAU SERTANEJO


Todo último sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria no tradicional sarau. O público canta, propõe músicas e interage com o organizador Alcione Kosmos. Apresentação de Guarani e participação especial de Paula Dundee.


/ BP Belmonte. Dia 26, sábado, das 15h às 20h.

WORKSHOP FRAME CIRCUS


No workshop, o grupo Frame Circus faz uma apresentação em vídeo de todo processo de criação e produção das diferentes trilhas com que eles trabalham, além de filmes mudos e sonoros, comerciais de TV, desfiles de moda, entre outros. Em seguida fazem um bate papo tirando dúvidas e se aprofundando no interesse e curiosidade do público.


Compõe o Frame Circus: Tatá Aeroplano (das bandas Cérebro Eletrônico, Jumbo Elektro, Zeroum), Maurício Fleury (Multiplex e Le Rock Démodé) e Paulo Beto (compositor e produtor de música eletrônica).


Emissão de certificado de participação.


Inscrições pelo telefone 2092-4570, de segunda a sexta, das 8h às 17h.


/ BP Cassiano Ricardo. Dia 26, sábado, às 15h.

TEATRO: A RAINHA DA NEVE


Com Cia. do Mar.


O espetáculo teatral é realizado a partir de manipulação de bonecos e outros objetos cênicos, e conta a história de um gênio do mal inventa um espelho que possui a estranha propriedade de transformar em pessoas más e arrogantes todos aqueles que se mirem nele. Enquanto isso Gerda e Key, duas crianças, plantam e cuidam das rosas e das flores que existem no jardim de suas casas. Repentinamente o espelho do mal se quebra e um dos estilhaços atinge Key que muda completamente seu comportamento, tornando-se uma criança perversa, preocupando sua amiga, Gerda. A partir daí, muitas surpresas e situações que os amigos enfrentam juntos.


Público de 4 a 10 anos. Duração: 50 minutos aproximadamente.


/ BP Hans Christian Andersen. Dia 26, sábado, às 16h.

SHOW: O FANTÁSTICO WOODY ALLEN


Integrado à programação da Mostra O Fantástico Woody Allen, o show apresenta standards do jazz – uma das paixões do cineasta, que também é clarinetista – e músicas que integram as trilhas de seus filmes, com um time de instrumentistas do primeiro time da música brasileira: Tiago Costa (teclados e arranjos), Sylvinho Mazzuca (contrabaixo), Edu Ribeiro (bateria) e Jotagê (clarinete).


/ BP Viriato Corrêa. Dia 26, sábado, às 20h.

DIA 27, DOMINGO


FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS 2010


De 28 de março a 12 de dezembro. Para mais informações, clique aqui: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/noticias/?p=7488


/ Parque Santo Dias. Dia 27, domingo, das 10h às 15h.


Estrada de Itapecerica, altura do n° 4.800 - Capão Redondo – Zona Sul

TEATRO INFANTIL: CAPELINHA DE MELÃO


Cia. Tempo de Brincar.


Direção: Elaine Buzato e Valter Silva


O espetáculo Capelinha de Melão segue um roteiro dramatúrgico/musical que redesenha o lugar imaginário dos pequenos autos pastoris e festas que celebram a fartura e a colheita. As cantigas tradicionais e as composições do grupo, executadas ao som de viola caipira, acordeom, flauta transversal e caixa de folia promovem um diálogo entre o passado e o presente, assim como os adereços e adornos que transitam pelo espaço incorporando figuras ancestrais, como o artesão, o pastor e o narrador.


/ BP Viriato Corrêa. Dia 27, domingo, às 16h.

DIA 29, TERÇA

CAPELINHA DE MELÃO


Cia. Tempo de Brincar


Direção: Elaine Buzato e Valter Silva


O espetáculo Capelinha de Melão segue um roteiro dramatúrgico/musical que redesenha o lugar imaginário dos pequenos autos pastoris e festas que celebram a fartura e a colheita. As cantigas tradicionais e as composições do grupo, executadas ao som de viola caipira, acordeom, flauta transversal e caixa de folia promovem um diálogo entre o passado e o presente, assim como os adereços e adornos que transitam pelo espaço incorporando figuras ancestrais, como o artesão, o pastor e o narrador.


/ BP Mário Schenberg. Dia 29, terça, às 10h.

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS: A BOLA DA LUA


Com Cia. das Cores. A partir de 3 anos.


Um projeto de narrativa de histórias e poesias que traduzem a beleza, a poética, os mistérios, os devaneios e os sonhos que a lua alimenta. Três contadores e dois bonecos (sol e lua) utilizam uma narrativa com ação e declamação de poesias. Executam alguns instrumentos, como a sanfona, a flauta, o pandeiro, o surdo e alguns objetos sonoros nas canções e nos efeitos sonoros.


Com uma linguagem revestida de lirismo, graça e fantasia, o projeto estimula o público a mergulhar na riqueza imaginária que a história oral oferece.


Necessário agendamento prévio para escolas / instituições pelo telefone 2295-3447.


/ BP Hans Christian Andersen. Dia 29, terça, às 10h e às 14h.

ESCRITA ABERTA


Espaço coletivo de crítica e criação literária, aberto à participação de todos os interessados, desde que já rabisquem algumas linhas. Não há restrição quanto a gênero ou estilo. Os encontros são dedicados à discussão de temas, conteúdos, formas, publicações, processos de escrita e, principalmente, à criação.


/ BP Alceu Amoroso Lima. Dia 29, terça, das 15h às 17h.

SERVIÇO:
/ Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Zona Oeste. Tel. 3082-5023. 
/ Biblioteca Pública Viriato Corrêa. 101 lugares. Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul. Tel. 5573-4017. 
/ Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Av. Celso Garcia, 4200, Tatuapé, Zona Leste. Tel. 2092-4570 / 2092-9952. 
/ Biblioteca Pública Belmonte. Rua Paulo Eiró, 525, Santo Amaro, Zona Sul. Tel. 5687-0408 / 5691-0433. 
/ Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé. Tel. 2295-3447.
/ Biblioteca Pública Mário Schenberg. Rua Catão, 611, Lapa, Zona Oeste. Tel. 3675-1681 / 3672-0456. 
/ Biblioteca Pública Raul Bopp. Rua Muniz de Souza, 1155, Aclimação, Zona Sul. Tel. 3208-1895.
/ Biblioteca Pública Nuto Sant’Anna. Praça Tenório Aguiar, 32, Santana, Zona Norte. Tel. 2973-0072.
/ Biblioteca Pública Álvares de Azevedo. Praça Joaquim José da Nova, s/nº, Vila Maria. Tel. 2954-2813. 

Toda a programação é gratuita. Visite nosso site: www.bibliotecas.sp.gov.br

Até a próxima parada!

Ônibus-Biblioteca: onde se lê por prazer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário