Páginas

quarta-feira, 21 de abril de 2010

2º ENCONTRO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS: SUCESSO ABSOLUTO.

O ÔNIBUS-BIBLIOTECA ESTAVA  LÁ!


Três dias recheados de muito conteúdo...


O nosso amarelinho foi convidado para ficar exposto em frente ao Centro Cultural São Paulo. E foi um sucesso!...


Parte de equipe, do Ônibus-Biblioteca, prestigiou o evento. O nosso amarelinho ficou em frente ao Centro Cultural São Paulo para que muita gente pudesse conhecê-lo melhor. Em sentido horário, Virgínia, Ana Cláudia, Marta (Coordenadora), João Batista, Edna Rodrigues, Adilson, Cledemir e Vicentino...



A Coordenado Marta Nosé visita a equipe responsável pela apresentação do Serviço de Extensão Ônibus-Biblioteca ao público...

O movimento foi intenso. E muitas pessoas entraram para conhecer um pouco mais de perto o Ônibus-Biblioteca...
Foto de Virginia Markelene
Composição da mesa: em sentido horário, Arlete Martins (Bibliotecária e Coordenadora de Informática do Sistema Municipal de Bibliotecas), Marta Nosé (Bibliotecária e Coordenadora dos Serviços de Extensão do Sistema Municipal de Bibliotecas, incluindo o Ônibus-Biblioteca), Edna Rodrigues (Funcionária do Ônibus-Biblioteca) e João Batista (Bibliotecário do Ônibus-Biblioteca).


Dia 15/04, quinta, pela manhã,  último dia do Encontro, foi destacada a Leitura em Movimento. Para além do percurso: a experiência dos Ônibus-Bibliotecas da CSMB foi o nosso enfoque, através do qual relatamos casos interessantes, envolvendo leitores e leituras, nos roteiros de Jardim Helena, zona Norte, e de Vila São José, zona Sul.


Antes, Marta Nosé fez um apanhado do quadro evolutivo do Serviço de Extensão Ônibus-Biblioteca, e sua importância para a edificação da Leitura na cidade de São Paulo. Na foto acima, Edna Rodrigues relata momentos emocionantes de seu trabalho...

Foto de Virginia Markelene

Na fala do Bibliotecário João Batista (Foto acima), ao relatar casos do roteiro de Vila São José, a ênfase foi dada aos leitores que, de certa forma, buscaram na leitura soluções para boa parte de seus problemas, além de um reforço na construção da própria cidadania...


Outros trabalhos interessantísmos foram apresentados nesse dia tão especial: Pontos de Leitura, uma parceria a serviço da população; A experiência de implantação e gestão de bibliotecas comunitárias pela Vaga Lume; Biblioteca Comunitária UNAS/Heliópolis; Bibliotecas Públicas da zona norte em Ação: trabalhos desenvolvidos; A experiência do Sarau da Cooperifa.


Fechando o evento, Desafios para aproximação das bibliotecas públicas com a comunidade, nas palavras enfáticas de Carlos Augusto Calil, Secretário Municipal de Cultura, Maria Zenita Monteiro, Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas, Elisa Campos Machado, bibliotecária e doutora em Ciência da Informação, além de docente da UniRio-RJ.


Sarau com Sergio Vaz e convidados, às 18h, animou o encerramento desse 2º Encontro de Bibliotecas de São Paulo: ações de leitura, bibliotecas e comunidades.


Vista aérea de um fabuloso coquetel servido no final fabuloso do fabuloso 2º Encontro de Bibliotecas...

Inegavelmente, encontros desse nível são imprescindíveis à valorização da leitura e à promoção de uma cidadania mais ativa.

Informações mais detalhadas sobre o evento? Acesse:




Até a próxima parada!


Ônibus-Biblioteca: onde se lê por prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário