Páginas

sábado, 10 de abril de 2010

SELMA MARIA, OFICINEIRA DO ÔNIBUS-BIBLIOTECA, LANÇA "ISSO ISSO"

ÔNIBUS - BIBLIOTECA DIVULGA:
Posted by Picasa


A DIVERSIDADE DAS PALAVRAS


A Editora Peirópolis lança, no dia 17 de abril, às 15h, na Livraria da Vila, a obra “Isso Isso”, de autoria da paulistana Selma Maria e ilustrações de Silvia Amstalden. O livro é uma divertida brincadeira sobre os muitos sentidos que uma mesma palavra poder ter, mostrando de A até Z cada uma delas dentro de pequenos poemas.

A autora explica que a ideia de brincar com a palavra nasceu de seu encantamento pelo poema “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles. “Nele, a criança faz uma coisa ou outra. E a vida é assim mesmo, não é? Difícil fazer duas coisas ao mesmo tempo. Temos que escolher ou uma ou outra coisa”, afirma.

A diversão já começa antes mesmo das páginas principais. Afinal, você sabe o que é orelha? Daniela Pinheiro e Fernando Cohen, que assinam o prefácio da obra, explicam: “Orelha é aquilo que a gente usa para ouvir o zumbido da abelha. É a parte do corpo que, quando falam mal da gente, fica vermelha. É o órgão que a gente usa pra ouvir bronca da mãe, mas mesmo assim faz o que dá na telha! Todos os mamíferos têm: gente, cachorro, elefante... até ovelha! E este livro também tem orelha, sabia?”.



A brincadeira segue sem parar, são tantas palavras para rimar! Na letra B tem birutas, botões,        bamba e banheira. Além disso, tem ave, contas, fitas, galos e muitas histórias. A Maria, por exemplo, pode ser maria-fumaça, maria-sem-vergonha ou bolacha Maria mesmo.

E Isso Isso é isso: uma brincadeira poética com as palavras que pertencem ao universo da criança e uma infinidade de possibilidades, como afirma a autora. “A palavra tem esse privilégio garantido. A gente, às vezes: dá para ter duas amigas bem diferentes que se odeiam morando num único coração. Tem gente que consegue ser pai, mãe, filho, avô, tio, tudo ao mesmo tempo... E quanto ao Sol e à chuva? Quando juntos, formam “casamento de viúva”, e chuva com Sol formam “casamento de espanhol"!”, completa.

Sobre o autora – Selma Maria


Formada em Artes Plásticas pela FAAP, a paulistana Selma Maria Kuasme cedo se envolveu com o universo da arte-educação. Além de atuar como professora de artes do Instituto Rodrigo Mendes, entre outras instituições culturais, Selma dedica-se a pesquisar a Cultura da Infância, abordando as formas de brincar das crianças que vivem distantes de centros urbanos. Suas atividades junto às crianças geraram “Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos”, seu primeiro livro de poemas, publicado pela Editora Peirópolis que foi este ano selecionado para o catálogo brasileiro da Bologna Children´s Book Fair.


Sobre o ilustradora – Silvia Amstalden


Formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP em 2002, Silvia atualmente trabalha com artes gráficas, ilustração e arte-educação. É integrante do grupo de ilustradores Charivari,.. Dentre os livros que publicou como ilustradora na Peirópolis, está o “Amigagem” (2009) - Indicado para concorrer ao BIB Plaque 2009, com o prêmio de melhor ilustração, Muitas coisas, poucas palavras, (2009) e Quantas músicas tem a música? - Ou algo estranho no museu! (2009).


SERVIÇO:
Lançamento do livro “Isso Isso”- Sessão de autógrafos com a autora Selma Maria
Quando: 17/04
Onde: Livraria da Vila – Fradique Coutinho
Horário: 15 horas
Endereço: R: Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena
Tel: (11) 3814-5811

Até a próxima parada!

 Ônibus-Biblioteca: onde se lê por prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário