Páginas

terça-feira, 9 de março de 2010

Destaques da semana: Teatro, Contação de Histórias, Poesias, Filosofia e Xilogravura.

ÔNIBUS-BIBLIOTECA DESTACA:



Destaques da semana: Teatro, Contação de Histórias, Poesias, Filosofia e Xilogravura.



ENCONTROS COM A POESIA - SEXTILHAS, OITAVAS E DÉCIMAS
Com César Obeid.


Os participantes vivenciarão, de maneira dinâmica e prática, essas três modalidades da literatura de cordel e do repente de viola.


/ BP Alceu Amoroso Lima. Dia 10, quarta, 19h.


A 10ª BIENAL INTERNACIONAL DE POESIA VISUAL E EXPERIMENTAL EN MÉXICO
Com Roberto Keppler.


"Soy cacto, soy cobra, soy el vuelo del águila." (Roberto Keppler, Outubro/2009)
Após a exposição "Pequeno Grande", realizada em 2008, Roberto Keppler participou do "Encontro Internacional de Poesia Visual Amanda Berenguer", em Montevidéu, e da "X Bienal De Poesia Visual e Experimental", na Cidade do México, em 2009, com apoio da Universidade Autônoma do México e do Ministério da Cultura. A troca de experiências com artistas mexicanos e de outros países será apresentada com documentação de fotos e vídeo. É mais um ciclo na interpretação do poema, no qual a síntese do texto torna-se visual.
/ BP Alceu Amoroso Lima. Dia 11, quinta, às 19h.


LEITURA FILOSÓFICA
Com Cintia dos Santos Pereira da Silva, Antropóloga pela UNICAMP, licenciada em Ciências Sociais.

O objetivo é inserir na leitura de textos filosóficos, questões cotidianas, que possibilitem ao aluno obter ferramentas para que, a partir delas, cada um possa construir seu próprio entendimento da realidade, de acordo com os parâmetros apresentados durante as aulas, assim como apresentar o mundo contemporâneo através das palavras e dos livros.
/ BM Pedro da Silva Nava. Dias 13 e 27, sábados.
Módulo I (Jovens de 12 a 17 anos) das 13h30 às 14h30. Módulo II (acima de 18 anos) das 15h às 16h.


E SE AS COISAS FOSSEM DIFERENTES
Cia. Truks. 50 min. Para crianças.


Como seria se as histórias dos príncipes, das princesas, dos reis e das rainhas, das bruxas más e dos dragões que soltam fogo pelo nariz começassem pelo final, depois do "viveram felizes para sempre"? De forma bem leve e divertida, o espetáculo fala às crianças que os problemas existem e devem ser encarados como parte da vida, e que a imposição de que é preciso ser feliz o tempo todo é muito cruel para os pequenos. Na segunda parte da peça, é contada a bonita história do "Planeta dos Aljenfios", onde os habitantes são exatamente como se imagina que sejam. Como assim? Ora, simples: se os imaginarmos muito altos, eles automaticamente ganham altura, se os imaginamos gordos, imediatamente engordam, se os imaginamos com pintas roxas no rosto, elas na hora pipocarão em suas faces. O problema ocorre quando a fama do planeta rapidamente atravessa as galáxias e, a cada instante, em alguma parte do universo, imagina-se que seus moradores sejam diferentes. Os pobres habitantes do lugar mudam de forma e de jeito a cada instante. Perdendo a paz, e já quase enlouquecidos com tantas transformações, eles descobrirão uma forma surpreendente de resolverem os seus terríveis problemas. Descobrem, sobretudo, a alegria de ser como são, e não como se espera que sejam.
/ BP Infanto-Juvenil Monteiro Lobato (70 lugares). Dia 14, domingo, às 11h. Retirar senha meia hora antes.


TUINGO E BATATINHA - A DUPLA DE 2 GIGANTES
Grupo Bubiô, Ficô Lô! Com Nico Serrano e Weslei Soares. Livre.


Contação de histórias mesclada com elementos de circo. Dois palhaços interagem com o público e mostram de forma divertida alguns esquetes cômicos e tradicionais. Sem contar que demonstram ao público as vantagens de ser baixinho. Números musicais e de mágica também fazem parte da contação.
/ BP Raul Bopp. Dia 14, domingo, às 10h30.


HISTÓRIAS CONTRÁRIAS
Grupo Balaio de Dois. Com Paulo Netho e Salatiel Silva. 50 min. Crianças.


Apresenta uma mistura de contação de histórias com poesias, cantigas de roda, trava-línguas e muitas brincadeiras utilizando apenas a palavra cantada e falada como suporte para voos imaginários pela oralidade.
/ BP Belmonte. Dia 18, quinta, das 14h às 16h.
/ BM Padre José de Anchieta. Dia 15, segunda, às 15h.


ELÉIA LEU


Em edições quinzenais, os poetas Berimba de Jesus, Caco Pontes, Gabriel Kerhart, Gabriel Kolyniak, Pedro Tostes e Valter Vitor coordenam uma roda de leitura, oferecendo um cardápio de poemas organizado em torno de temas que propiciam a interlocução entre diversas linguagens, escolas e modos de fazer e pensar poesia.
/ BP Alceu Amoroso Lima. Dias 16 e 30, terças, das 19h30 às 21h30.


XILOGRAVURA: DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES


A exposição apresenta parte dos trabalhos realizados nas oficinas de xilogravura e xilogravura em quadrinhos ministradas em 2009 na Biblioteca Pública Belmonte (temática em Cultura Popular) por Eduardo Ver e Ezê. Foram selecionados 20 trabalhos de 16 alunos. A xilogravura é uma técnica de gravura milenar que foi introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses. As imagens são talhadas na madeira e transferidas para o papel ou outro suporte. Na região Nordeste, se desenvolveu juntamente com a literatura de cordel, adquirindo enorme popularidade. Dada sua importância para a Cultura Popular, a biblioteca Belmonte mantém um ateliê de xilogravura com programação regular de oficinas.
/ BP Alceu Amoroso Lima. Até dia 04/04. De segunda a sexta, das 08h às 19h. Sábado, das 10h às 16h.


SERVIÇO:
Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Zona Oeste.
Tel. 3082-5023.
Biblioteca Pública Raul Bopp. Rua Muniz de Souza, 1155, Aclimação, Zona Sul.
Tel. 3208-1895.
Biblioteca Pública Belmonte. Rua Paulo Eiró, 525, Santo Amaro, Zona Sul.
Tel. 5687-0408 / 5691-0433.
Biblioteca Pública Infanto-Juvenil Monteiro Lobato. Rua General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro.
Tel. 3256-4122.
Biblioteca Municipal Pedro da Silva Nava. Av. Eng. Caetano Alvarez, 5903, Mandaqui, Zona Norte.
Tel. 2973-7293.
Biblioteca Municipal Padre José de Anchieta. Rua Antônio Maia, 651, Perus, Zona Norte. Tel. 3917-0751.

Toda a programação é gratuita. Visite nosso site: http://www.bibliotecas.sp.gov.br/

Até a próxima parada!!!
Ônibus-Biblioteca: onde se lê por prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário