Páginas

sábado, 26 de setembro de 2009

Ônibus-Biblioteca participa da 14ª edição do "Primavera dos Livros"

Para iliustrar a 14ª edição do evento "Primavera dos Livros", organizado pela Liga Brasileira de Editoras - LIBRE,

Fotos de: Ademir M. Takara, Texto de: João B. A. Neto
o Ônibus-Biblioteca foi convidado para que os visitantes pudessem conhecer melhor esse projeto de biblioteca móvel. O veículo ficou estacionado em frente a entrada principal do Centro Cultural de São Paulo, nos dias 10, 11, 12 e 13 de setembro, apenas em exposição. E foi um grande sucesso: muitas pessoas - do evento ou não - foram recepcionadas por funcionários do Ônibus-Biblioteca, e obtiveram informações sobre a história e o funcionamento desse Serviço de Extensão do Sistema Municipal de Bibliotecas da cidade de São Paulo.


O Ônibus-Biblioteca no Centro Cultural

Outra participação, bem interessante, foi a MESA REDONDA: O QUE SE LÊ NA PERIFERIA , mesa 3, auditório LIBRE, piso Flavio de Carvalho. Nela, estiveram presentes: MARTA NOSÉ FERREIRA (Coordenadora do Ônibus-Biblioteca), JOÃO BATISTA DE ASSIS NETO (Bibliotecário do Ônibus-Biblioteca), MARTA MARTINS (Escritora), CACÁ LOPES (Cordelista, músico etc); CAETANO MELO (Ilustrador); FRANCISCA DO VAL (Escritora). Num ambiente descontraído, e seguindo bem o tema, esses profissionais relataram suas experiências alusivas ao Ônibus-Biblioteca.

Da esquerda para a direita: João Batista, Marta Martins, Cacá Lopes, Marta Nosé (Coordenadora do Ônibus-Biblioteca), Francisca do Val e Caetano Melo.

Os componentes da Mesa Redonda discursaram principalmente sobre suas atuações, enquanto profissionais, no Ônibus-Biblioteca. A Coordenadora Marta Nosé destacou, com propriedade, a importância de tal serviço de extensão para as comunidades de periferias da cidade, valorizou sua equipe que atua diretamente nos roteiros, apontou o grande volume de empréstimos, além de enumerar melhorias futuras reservadas ao projeto. As escritoras Marta Martins e Francisca do Val, o cordelista Cacá Lopes e o ilustrador Caetano Melo, contaram, entusiasmados, um pouco sobre seus trabalhos, enquanto oficineiros, contratados pela LBRE, para enriquecer ainda mais o atendimento aos frequentadores do Ônibus-Biblioteca, nos respectivos roteiros.

Já o bibliotecário João Batista, fazendo uso de citações, expôs parte de seu trabalho, inclusive de mediação de leitura no Ônibus-Biblioteca, retratando fielmente alguns personagens leitores, em determinados roteiros. Exemplificando:

“Não fiz estudos sobre leitura na periferia, apenas trago aqui "um recorte" de minha experiência nos roteiros do Ônibus-Biblioteca...o que, inicialmente, me remete à leitura de “AFINIDADES ELETIVAS” de GOETHE. A personagem OTILLIE diz na página 174: "NÃO CONHECEMOS AS PESSOAS QUANDO VÊM ATÉ NÓS. PRECISAMOS IR ATÉ ELAS PARA SABERMOS COMO REALMENTE SÃO...”. Com essas palavras, o bibliotecário observa que  o fato de o ônibus ir até à "casa" das pessoas, elas se tornam mais transparentes e bem mais receptivas, se comparadas quando essas mesmas pessoas vão a uma biblioteca pública tradicional. Destacou também, em suas palavras iniciais: "A leitura facilita buscar conhecimento. E todo bibliotecário - se engajado - pode ser o grande mediador de leitura, para que o outro possa ampliar sua visão, tanto interna quanto externa de mundo, além de atingir transformação social, cultural e economica. Mas a gente ouve muito: o povo não lê. O povo lê sim!". Em seguida, ele destacou o que buscam os leitores do Ônibus-Biblioteca, especificamente:

Best Sellers (Harry Potter, Crepúsculo, Lua nova, A menina que roubava livros, O livreiro de Cabul, A cidade do sol etc.  Bíblia, Auto-Ajuda, Receitas, Romances baseados em fatos reais (Cidade de Deus, Carandiru, Pixote, Esmeralda porque não dancei, Biografias (de pessoas conhecidas), Gravidez, Drogas, Defesa pessoal, Códido de Defesa do Consumidor, Livros mais técnicos (Enfermagem, Informática, Mecânica, Cuidados e Criação de animais de estimação, Administração, Contabilidade, Romances "água com açúcar" e Mediúnicos, de terror (bastante), Policial e Suspense, Filosofia (muitos), Lendas urbanas, Astrologia, Saúde geral, Muito Gibi, Mangás (Gibi Japonês), Procuram, geralmente, livros por títulos e por assuntos. E muita Poesia (a criançada adora!!!).

Não buscam ou buscam pouco: RPG, paradidáticos por título, livros por autores (conhecem Monteiro Lobato, Ziraldo, Paulo Coelho, Zíbia Gasparetto), Gramática, Contos, Crônicas, Teatro. Pouco Tintim, Asterix (Que pena!!!).

Vejam mais fotos ...
Cartaz para destacar as Mesas Redondas do evento.

Uma platéia bem atenta!


Mais detalhes de nossa platéia!!!




Da esquerda para direita: Ana Claudia, Adilson, Virgínia, Maria Zenita (Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas), Marta Nosé, Fátima e João Batista.



Da esquerda para direita: Cacá Lopes, Francisca do Val, Marta Nosé, João Gomes de Sá. Varneci Nascimento e Marco Haurélio, também cordelistas e oficineiros do Ônibus-Biblioteca. E por falar em Cordel, vale a pena visitar o Fotolog "BAÚ DO CORDEL", entre outros Blogs interessantes, desses autores fan-tás-ti-cos!!! É só clicar:







 
Destaque para a jovem Michele, de bolsa vermelha, uma das organizadoras do evento, representante da LIBRE.

E por falar em LIBRE, conheça um pouco mais sobre o excelente trabalho desta Liga, clicando no endereço abaixo:


Não deixem de ler em "Notícias": As editoras independentes entre os vencedores do 51º Jabuti, além de matéria sobre o "Primavera dos Livros" no Blog do Galeno, também.



Em sentido horário, os funcionários do Ônibus: Fátima, João Batista, Ana Claudia, Adilson, Virgínia. De costas, a escritora Francisca do Val. Essa escritora e bióloga, carinhosamente mais conhecida por "Tia Chica", leva o microscópio a suas oficinas. Todos ficam deslumbrados com tantas curiosidades sobre os insetos, além de seu interessantíssimo livro: "Drosófila, a mosquinha famosa" (editado pela Terceiro Nome). Vejam detalhes microscópicos em:

http://www.libre.org.br/noticias.asp?ID=96


Da esquerda para direita: os funcionários Cícero, Fátima, Joaquim, representante da empresa montadora dos Estandes, João Batista e Marcelo, um dos motoristas do Ônibus-Biblioteca.


João Batista, Fátima e o ilustrador Caetano Melo.


A escritora Marta Martins, em coquetel de lançamento de seu livro (De Mãos Dadas - Editora Cuca Fresca), com o amigo João Batista. Essa talentosa escritora é presença marcante nas oficinas do Ônibus-Biblioteca. Ela agita o roteiro, com sua sabedoria, alegria e idéias, sempre com intenções de "ajudar o outro".


O simpático Banner do Ônibus-Biblioteca, o bibliotecário Ademir Massayoshi Takara (do CEU Quinta do Sol) que prestigiou a Mesa Redonda e visitou o seu amigo, também bibliotecário, João Batista.


Vale destacar a boa organização do evento. Estandes bem montados, com uma riqueza de titulos, expostos por competentes Editoras, a convite da LIBRE. O excelente acabamento de suas obras, além de preços bastante acessíveis, foram outros atrativos dessa 14ª edição do "PRIMAVERA DOS LIVROS", onde o "LIVRO" imperou em todos os aspectos, o que, certamente, encantou os visitantes, além de despertar em todos a Liberdade de Ler, e impregnando n'alma o gosto pela LEITURA!!!

Parabéns a todos!!! Ótimas expectativas para a 15ª edição do "PRIMAVERA DOS LIVROS"!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário